sábado, 19 de novembro de 2016

Pedipaper correção

Olá! Antes ou depois da visita à Casa do Infante vamos explorar a zona ribeirinha à volta da Alfândega e da Casa da Moeda. Será que ainda existem pistas destas duas casas?
O ponto de partida para o nosso percurso fica no pátio central da chamada Casa do Infante.

1-  O edificio da Alfândega, com edifícios dos oficiais régios, foi mandado construir em 1325, ou seja no século XIV por D. Afonso IV. A Casa da Moeda, atestando a importância do Porto, começou a produzir em 1369.
2-  Em baixo do brasão que vêem no pátio, está gravado, em números romanos, o ano de reconstrução da Alfândega, à qual foi anexada a Casa da Moeda. Escrevam o ano:
M DC LXX VII:    Ano 1677




3-  Imaginem que são uma equipa de detetives. A vossa tarefa é descobrir pistas na rua ou nas paredes que indiquem a existência de uma alfândega, por exemplo, tabuletas...
Que pistas encontraram
Remos; inscrições no chão.









No final da Rua da Alfândega, procurem o Largo do Terreiro onde fica a Capela da Nossa Senhora da Piedade, mais conhecida por Nossa Senhora do “Ó”. Antigamente havia aí a Capela do Cais e até um hospital. Podem obter mais informações sobre esta capela ao lerem o que nos conta um sinal em forma de remo de cor castanha:antiga capela da N.Srª da Piedade, para onde foi transferida a imagem da N. Srª do Ó. O edifício data do século XVII. Foi reconstruída no século XIX, após ter sido destruído durante as lutas absolutistas/liberais. No interior tem um belíssimo retábulo de talha dourada de João da Costa.


ant

5- Na parte de cima desse sinal de metal está escrita uma palavra que explica que estamos numa zona da cidade que:
□ pertence a todos
□ devemos tomar conta desta zona com cuidado
A palavra mágica é    P ATRIMÓNIO .

6-  Em frente ao Largo do Terreiro fica o Cais da Estiva. O  aspeto deste cais está sempre a mudar ao longo dos tempos. Vamos até lá ?
Antes do nascimento do Infante, existia aqui um porto pequeno para os barcos acostarem. 
Qual seria o material  dessa construção assim como a maior parte das casas? MADEIRA
Mais tarde, em 1449, construiu-se um cais num outro material, bastante resistente.
Qual foi?   PEDRA


7-  Na Idade Média, ao porto do Porto chegavam muitas mercadorias, de perto e de longe. Depois de uma grande viagem de barco, era preciso transportar os produtos para a Alfândega à mão e às costas. Passava-se por uma grande porta que já não existe para entrar dentro da cidade do Porto, circundada por um enorme muro de pedra chamado               
Muralha    F ERNANDINA





8-  A primitiva muralha ficava ao redor da Pena Ventosa, junto da Sé, era a Cerca Velha, mas com o desenvolvimento das atividades económicas, a cidade teve que se alargar até junto do rio, onde D. Afonso IV vai ordenar o início de uma nova muralha que só ficou pronta no reinado de D. Fernando. Alguns vestígios podem ser observados no Muro da Ribeira e por cima deste nas casas adossadas que utilizaram a pedra das muralhas.
O caminho que lhes dava serventia veio a chamar-se CIMO DO MURO
9-  Se nos dirigirmos para o lado oridental, podemos subir até ao Largo do Terreiro e na esquina da Rua Fonte Taurina, viramos em direção à antiga muralha que tem naquela parte o nome de Muro dos Bacalhoeiros.
Na casa nº 114 nasceu alguém que inventou um prato de peixe que até tem o nome dele! Descubram como se chama o senhor e escrevam o seu nome:José Luís Gomes de Sá.
E qual foi o prato que ele inventou?    Bacalhau à Gomes de Sá.




10-               Sigam pela ruazinha estreita e escura, virem à vossa direita. Vão encontrar na esquina a tabuleta verde da Rua da Fonte Taurina, (ou Aurina) uma das mais antigas da zona ribeirinha.Um documento refere a data de 1296. Nela desemboca uma viela que conduz a uma das antigas entradas na muralha. Este “postigo” dava para o rio Douro e tem o nome de um combustível usado na Idade Média para acender os fornos de cozinha e aquecer as lareiras. A cor desse material é preta quando está fria e vermelha quando arde.
Chama-se POSTIGO  DO  CARVÃO












11-   Daí avistam uma praça que foi um grande centro comercial no Porto.
 Qual é o nome da Praça? Para responderem têm várias hipóteses de ajuda:
- procurar a tabuleta com o nome da Praça
- pesquisar no mapa da cidade do Porto
-seguir a pista: o nome da praça lembra-nos que estamos à beira do rio
Então a praça chama-se:    PRAÇA  DA    RIBEIRA





12-   Imaginem agora que iam fazer compras com moedas que se cunhavam na Casa da Moeda do Porto: as mealhas e os dinheiros. Se uma mealha valia metade de 1 dinheiro e uma galinha valia 2 dinheiros, quantas mealhas seriam precisas para comprar uma galinha? 4 MEALHAS

13-   Nesta praça, podemos ver uma fonte adossada à parede da casa fronteira ao rio, com uma altura equivalente a três andares. Esta fonte viria a substituir um chafariz do século XVII, hoje reconstruído no seu local original. Descobre, neste espaço, três objetos ligados a dois autores portugueses de renome: João Cutileiro, S. João  e José Rodrigues: cubo; pombas e gaivota.



                                               S. João de João Cutileiro



                                                Cubo de José Rodrigues









14-   Dirige-te, então, à Casa do Infante.
Quem, segundo a tradição teria nascido aqui? Infante D. Henrique.
Repara no lema inscrito por cima da porta de entrada. O que quererá dizer? Talent de bien faire – arte de bem fazer.








15-   Ao terminar a tua visita, repara, na Rua Infante D. Henrique, na antiga Casa da Bolsa do Comércio no nº 47, 49, 51. Ostenta, na fachada, o escudo de D. João. No rés do chão foi aberta uma passagem para a Casa da Moeda. Se espreitares ainda podes ver essa ligação com a Casa do Infante.


     


16-   Já agora despeçam-se do Infante D. Henrique que vos cumprimenta no meio do Jardim da Praça do Infante D. Henrique, de braço estendido a indicar que há sempre novos caminhos a descobrir.





Boa viagem!

Para finalizar,escrevam um comentário sobre o que mais gostaram e o que menos gostaram durante este percurso:


O mais gostaram
O que menos gostaram