domingo, 25 de fevereiro de 2018

Guião da Visita de estudo ao Bom Jesus de Braga - correção





O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte, ex-libris da cidade de Braga, é, talvez, o mais majestoso, o mais poético e o mais monumental sacro-monte construído na Europa, onde predomina a arquitetura religiosa barroca, rococó e neoclássica. A sua origem situa-se no séc. XIV, quando aqui existia uma ermida (pequena capela num sítio despovoado) – Ermida de Stª Cruz. O culto da Cruz cresceu com o tempo e foi necessária uma nova Igreja, que surgiu no séc. XVI. É no séc. XVIII que se começa a construir o Escadório, que apresenta 3 lanços: Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes. Este Escadório tem um caráter espiritual, imitando a Via Sacra de Cristo para o Calvário. No cimo remata com o Terreiro de Moisés e com Igreja, projeto do arquiteto bracarense Carlos Amarante (1780). A Igreja foi iniciada a  1 de junho de 1784, tendo ficado concluída em 1811. A Igreja foi elevada à categoria de basílica-menor e a proclamação solene foi feita a 5 de julho de 2015.






Coloca-te de frente para a fachada principal da Igreja, no átrio da Igreja, observa e responde:
1.               Quanta colunas ladeiam o portal? 4 A que ordem arquitetónica pertencem? dórica




2.               Identifica os profetas que estão nos nichos que ladeiam o portal principal. Jeremias e Isaías





3.               Por cima do portal ergue-se uma varanda balaustrada com os 4 evangelistas. Indica os seus nomes: S.Marcos; S.João; S.Mateus; S. Lucas

4.               Os 4 Evangelistas têm os seus símbolos. Identifica-os: leão; anjo; águia; touro












5.               A varanda é encimada por um elemento arquitetónico triangular. Qual o seu nome? Frontão




6.               Indica 3 atributos da Crucifixão de Cristo que estão representados no tímpano: lança; coroa de espinhos; martelo; escada; corda




















7.               Por cima do grande janelão (ao centro da varanda) ostenta-se o brasão do rei D. João VI




8.               Descobre, na fachada, o nome do arquiteto desta basílica: Carlos Amarante





Entra agora para o interior da Igreja, com respeito e em silêncio:

9.               A planta da Igreja é de cruz latina e tem 1  nave e uma abóbada de berço



10.             No altar-mor encontra-se um retábulo representando a cena do Calvário. Identifica algumas personagens aí representada: Cristo crucificado; Mulheres (uma delas a mãe de Jesus); Maria Madalena; soldados






                                                                










O altar-mor e o calvário são de estilo barroco e estão cobertos com um baldaquino dourado, sustentado por quatro imponentes colunas de ordem jónica com fuste em caneluras, onde se ergue a imagem de Cristo Crucificado. Um dossel, fechado por cortinas, resguarda esta imagem. Duas cruzes com o bom e o mau ladrão; em planos diversos veem-se as Santas Mulheres; Maria Madalena prostrada ante a cruz; o Centurião e oito soldados espalhados pelo monte. Dois soldados sentados lançam sortes sobre a túnica de Cristo.




O cruzeiro é rematado por uma cúpula e por um zimbório.



11. Os altares laterais do corpo da igreja e do transepto são decorados com telas do pintor Pedro Alexandrino. Descobre o nome de duas representações nessas telas: 

"Cristo salvando Pedro das águas do mar" e a "venda de José do Egito", do lado da Epístola; do lado do evangelho "Cristo entregando as chaves a S. Pedro e o sacrifício de Isaac".

12.             De novo no exterior da Igreja dirige-te à gruta artificial e sobe os vários degraus seguindo sempre pela tua direita. Entra no coreto ou caramanchão, e indica a data da sua construção 1913.


13.             Olha à tua direita e, no centro de um pequeno jardim, indica a forma da fonte aí existente hexagonal.





14.             Continua o percurso e, ao cimo, vira à tua direita. Daí avistas o zimbório da Igreja. Conta os fogaréus aí existentes:9






15.             Continua pela direita e encontra a Gruta Barroca. Indica um elemento que justifica o seu nome: decoração exuberante, com baldaquino. Esta gruta tem no seu interior uma fonte e a estátua de Hércules, montado numa hidra que lança água pela boca e ouvidos. Hércules simboliza a vitória sobre o pecado simbolizado pela hidra.




16.             Desce os 18 degraus e encontras a fachada lateral da Igreja. Regista a data da sua construção: 1 junho 1784




17.             Estás agora no átrio da Igreja. Indica o nome das estátuas aí presentes: Caifás; Herodes; Pilatos; Anaz; José de Arimateia; Nicodemos; Centurião; Pilatos















      





























18.             Entre as estátuas de Pilatos e Herodes descendo as escadas, encontras uma das muitas capelas existentes neste santuário, alusivas à Paixão de Cristo. Indica o nome desta capela: do levantamento.






                                        Capela do Levantamento ou da Elevação da Cruz

19.             Procura um pedestal granítico com um soldado a cavalo. Indica o seu nome: Longuinhos





20.             Que objeto de encontra à frente do cavalo? Relógio de sol





Uma pequena curiosidade: segundo a tradição a rapariga que dê 3 voltas à estátua, em absoluto silêncio, encontrará o noivo antes de findar o ano…

2.1. No teu diário gráfico faz vários desenhos de observação, a lápis e/ou caneta, do Santuário do Bom Jesus.


Descida do Escadório


2.2. Já na descida do escadório, encontras uma fonte com a representação de um pelicano.



                                                                Largo do Pelicano










                                         

Procura saber o seu significado.

 O pelicano é capaz de alimentar os filhos com carne do seu próprio peito, por isso simboliza a Eucaristia. ( Jesus que se deixa morrer por toda a humanidade). Popularmente, é o símbolo do amor paternal, a iconografia cristã considera-o símbolo de Cristo.








  


2.3. A partir deste momento, vais registando o que achares mais interessante ao longo da descida do Escadório.

Pormenor da Fonte da Caridade


Escadório das Virtudes - Fonte da Fé



Fonte dos sentidos - audição










Escadório  ao longe figurando o cálice eucarístico





Escadório representando a ascensão da alma peregrina até ao Encontro com Deus
Longuinhos ao longe





Sai-se do escadório do Pórtico por dois obeliscos que representam uma serpente enrolada.









Fonte de Saturno

Cada fonte está em íntima ligação com a capela que se lhe avizinha e que representa, sempre, uma cena da vida de Cristo.


Capela da via-sacra

Fonte de Diana



Chegámos ao fim, ou melhor ao início.






Pórtico - início da base da montanha