terça-feira, 28 de abril de 2015

REVISÕES PARA A PROVA GLOBAL

Em Atenas, Clístenes e Péricles, no séc V a. C., promoveram a participação de todos os cidadãos na vida da pólis.
O governo democrático de Péricles foi de tal forma marcante que o século em que viveu, o quinto a. C., se denomina de  “Século de Péricles”.
Todos os cidadãos podiam participar nos órgãos políticos da pólis – Democracia Directa.
Os cidadãos eram escolhidos por sorteio ou eleição.
Na colina da Pnix, três ou quatro vezes por mês, era hasteada a bandeira a convocar os cidadãos para a Assembleia  a fim de discutirem e aprovarem as leis, elaboradas pela Bulé.
Na colina do Areópago funcionava o Tribunal que decidia da pena de morte.

Eram cidadãos os indivíduos de sexo masculino, maiores de 18 anos, filho de pai e mãe ateniense. Tinham o direito e o dever de participar no governo da polis. Só eles podiam possuir propriedades, não estando sujeitas a impostos. Tinham o dever de cumprir o serviço militar.


Que limitações tinha a democracia ateniense?
As mulheres não podiam participar na vida política. Cabia-lhes educar os filhos e gerir a casa.
Viviam na dependência de pais e maridos. Permaneciam, grande parte do tempo, na parte feminina da casa – o Gineceu.
Os Metecos eram os estrangeiros residentes em Atenas. Não podiam participar na vida da sua cidade. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato, chegando a acumular grandes fortunas. Tinham o dever de cumprir o serviço militar e de pagar impostos.
Os escravos não tinham nenhuns direitos.
Quem tentasse tomar o poder da pólis, era  votado ao ostracismo (exílio)
Tal como outros, o filósofo Sócrates acusado de corromper, a juventude foi condenado à morte.
Atenas tentou dominar outras cidades e fundou a Liga de Delos, ou seja, foi imperialista.







Ficha de trabalho: A Herança do Mediterrâneo Antigo: a DEMOCRACIA ATENIENSE






1. Através da leitura e análise do documento: “Discurso de Péricles” caracteriza a democracia ateniense.










“O nosso […] regime é democracia, porque procura satisfazer o maior número de pessoas e não apenas uma minoria. As nossas leis concedem os mesmos direitos a todos os cidadãos […] Só o valor de cada cidadão conta para a atribuição de distinções e de honras. […] A pobreza não impede que um cidadão capaz desempenhe cargos públicos na polis. […] Somos tolerantes, mas mantemo-nos fiéis aos magistrados e às leis.”

                                   Discurso de Péricles, in Tucídides, História da Guerra do Peloponeso




2. Com a ajuda da professora e consulta do manual, completa o seguinte quadro:







3. Texto síntese


Apesar de Clístenes e __________ terem posto em prática um regime ___________, não era perfeito. A democracia ateniense estabeleceu a igualdade entre os homens livres. Atenas ________ o direito de cidadania aos __________ estabelecidos no seu território. Aos olhos dos _________ nenhuma sociedade podia dispensar os _________, considerados por alguns seres inferiores. A fim de consagrar as suas forças e inteligência à cidade, os _________ deviam estar aliviados das ocupações domésticas e dos trabalhos manuais; as __________ deveriam viver no __________ e dedicar a sua inteligência à gestão da casa e à educação dos filhos e não poderiam participar na vida política. Havia, ainda, _______ à liberdade de expressão, o que levou alguns cidadãos ao__________ ou à condenação ________. Atenas serviu-se, também da Liga de Delos para impor a sua supremacia sobre os seus aliados, foi _________.



A democracia Ateniense tinha órgãos onde os cidadãos participavam diretamente, como é o caso da _____________ e outros onde participavam através dos seus representantes, como no caso de órgãos como _________; _____________ e ___________. Neste regime havia um órgão que fazia as leis ______; um órgão que as aprovava, depois de grande dicussão ; Os magistrados tinham o poder executivo e os tribunais o ________.








CORREÇÃO




1. A Democracia ateniense “procura satisfazer o maior número de pessoas e não apenas uma minoria; “ no tocante às leis, todos são iguais; Não é o facto de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos”; “a pobreza não é razão para que alguém, sendo capaz de prestar serviços à cidade, seja impedido de fazê-lo.”


2.








3. Texto síntese


Apesar de Clístenes e Péricles terem posto em prática um regime democrático, não era perfeito. A democracia ateniense estabeleceu a igualdade entre os homens livres. Atenas concedeu o direito de cidadania aos cidadãos estabelecidos no seu território. Aos olhos dos atenienses nenhuma sociedade podia dispensar os escravos, considerados por alguns, seres inferiores. A fim de consagrar as suas forças e inteligência à cidade, os cidadãos deviam estar aliviados das ocupações domésticas e dos trabalhos manuais; as mulheres deveriam viver no Gineceu e dedicar a sua inteligência à gestão da casa e à educação dos filhos e não poderiam participar na vida política. Havia, ainda, limitações à liberdade de expressão, o que levou alguns cidadãos ao ostracismo ou à condenação à morte. Atenas serviu-se, também da Liga de Delos para impor a sua supremacia sobre os seus aliados, foi o imperialismo.