domingo, 21 de janeiro de 2018

Renascimento- Reforma e Contra-Reforma

O que se entende por Renascimento

Nos séculos XV e XVI verificou-se, na Europa, um movimento cultural e artístico que ficou conhecido por Renascimento. Foi assim designado devido ao interesse pelo «renascer» da cultura greco-latina / clássica.
Uma das suas características foi o Humanismo, marcado pela valorização do Homem e das suas capacidades. O espírito crítico,, atribuindo grande valor à Razão, permitiu progressos no conhecimento do Mundo e do Homem. A valorização    da    experiência   abriu   caminho   a   muitas   descobertas,   como  foi   exemplo o heliocentrismo, teoria defendida por Copérnico.
A obediência aos modelos clássicos, princípio designado por classicismo, valorizou a Antiguidade Clássica, revivendo na literatura e na arte, as formas e os modelos clássicos. A procura de viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e glória refletiu-se, também, como uma das características da «nova mentalidade» do Homem renascentista, conhecida por individualismo.


     O que é um Mecenas?
Um mecenas é uma pessoa abastada que tem uma atitude de protecção para com artistas e sábios, com vista à promoção das artes e das letras. Um bom exemplo de um mecenas do Renascimento foi Lourenço de Médicis.


    Educação Medieval – Educação Renascentista
Na Idade Média, defende-se o ideal de cavaleiro, no Renascimento privilegia-se os estudos diversos e amplos, (Latim; grego; História; Geografia; Gramática; Esgrima; Dança; Música) bem como as experiências capazes de contribuir para o ideal humanista como viagens; contactos com outros estudiosos e dissecações).

O ideal humanista pressupunha que o homem se deveria interessar por todas as coisas, estudá-las e viajar para melhor conhecer o mundo, observar e experimentar para através do seu espírito crítico reformular o conhecimentos tal como ele existia até ali.

Humanista é uma pessoa que se interessa por tudo o que é humano: as línguas antigas; a geografia a história; a gramática; a arte de bem falar; a ciência, as artes, bem como desportos como a equitação e a esgrima. 


Humanistas:










De que forma os descobrimentos portugueses contribuíram para a mentalidade característica do Renascimento.

 Garcia de Orta pensa que os portugueses com as suas viagens de expansão, ao conhecer melhor o mundo, a sua fauna e a sua flora, revolucionaram mais o saber do que os romanos através dos seus estudos.

Também, os Portugueses através das viagens marítimas levadas a cabo puseram em causa os conhecimentos de sábios como Ptolomeu, já que demonstraram através da sua experiência que o mundo é muito maior do que se pensava; que o mar não fervia no equador, com se chegara a pensar; aperfeiçoaram o contorno dos continentes; viram que os outros continentes eram habitadas por pessoas com características físicas semelhantes às europeias e não por monstros; descobriram plantas com interesse medicinal e que o mundo era redondo. Contribíram, assim, decisamente para o desenvolvimento da geografia e cartografia, botânica, ciência astronómica e arte de navegar.

Meios de divulgação da mentalidade renascentista
O contacto dos humanistas nas escolas, universidades e tipografias que frequentam são importantes meios de divulgação das ideias humanistas, já que contribuem para a divulgação das novas ideias. A invenção da imprensa vai facilitar a duplicação das obras humanistas em tempo e esforço. Os humanistas comunicam uns com os outros através de cartas e viajam muito para se encontrarem

Ciências desenvolvidas na época do Renascimento

- Astronomia
- Anatomia
- Matemática
- Medicina
- Botânica
-  Geografia




Arte Renascentista



 

Novidade de Arte Renascentista

Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas


Características da Pintura:

Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas: (pintura a óleo, sfumato); novas formas de representação da realidade (técnica da perspectiva, naturalismo, realismo, composição geométrica).

Pintores: Leonardo da Vinci; Miguel Ângelo; Rafael, entre outros.

Mona Lisa de Leonardo da Vinci


Características da Arquitetura:

Passa-se a empregar novas técnicas, baseadas nas concepções da arte greco-romana; edifícios marcados pela horizontalidade; construções planeadas e executadas segundo regras geométricas.




Características da Escultura

Tratamento do corpo humano segundo a tradição clássica (preferência pela representação do nu; figuras com uma vigorosa expressão dramática
  
Escultores: Ex: Miguel Ângelo; Donatelo







Janela do Convento de Cristo de Tomar e o Manuelino


A janela do Convento de Cristo de Tomar parte de um marinheiro que sustenta toda a decoração e do qual parte uma corda para a direita e para a esquerda. Elevando-se ao alto vemos uma variada decoração composta por pequenas colunas cobertas de elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição). A parte superior é introduzida por novas cordas e cadeado, bem como pelas divisas de D. Manuel: esfera armilar, o escudo, várias cruzes, sob um fundo semelhante a uma carapaça de tartaruga e terminando por uma cruz maior.

Características da Arte Manuelina
Todos estes elementos são característicos da arte que se desenvolve no tempo do rei Os motivos representados na janela de Tomar são a esfera armilar, conferida como divisa por D. João II ao seu primo e cunhado, futuro rei D. Manuel I, mais tarde, interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel, a Cruz da Ordem de Cristo, o escudo e elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição) e um marinheiro que sustenta tudo. As cordas são também muito usadas.
O Convento de Cristo de Tomar; O Mosteiro dos Jerónimos ou o Mosteiro da Batalha são alguns exemplos desta arte.

Arte Renascentista em Portugal
A arte renascentista de influência italiana ou flamenga foi tardia, em Portugal. É exemplo disso o claustro do Convento de Cristo de Tomar construído, no tempo de D. João III. Apresenta uma ordem clássica por andar e arcos de volta perfeita.


A pintura ficou conhecida sobretudo a partir da obra de Vasco Fernandes ou Grão Vasco. Obedece às inovações introduzidas pelo renascimento italiano: perspectiva, composição triangular, contraste entre o claro-escuro e pintura a óleo.


            S. Pedro, de Vasco Fernandes  mais conhecido por Grão Vasco, Museu Nacional Grão Vasco, Viseu.

Os painéis de S. Vicente representam outro exemplo deste período.




Reforma Protestante


Razões de contestação da Igreja Católica

Havia imoralidade segundo os preceitos do catolicismo: os padres, bispos e até o Papa tinham amantes e filhos
Muitos elementos do Clero tinham uma vida luxuosa e corrupta.  O papa preocupava-se mais com a vida de Corte, a politica e a guerra do que com as suas obrigações de chefe da Igreja;
- Os clérigos não respeitavam os seus votos (pobreza, castidade...)
- Muitos clérigos eram analfabetos e/ou tinham pouca cultura.
- A Venda das Bulas de Indulgências desagradava aos espíritos humanistas.


Bula de Indulgências são documentos que prometiam a salvação depois da morte, a quem os comprassem, diminuindo a permanência no purgatório.

Protesto de Martinho Lutero
Martinho Lutero, monge alemão, revoltou-se contra a Igreja devido ao comércio de indulgências que se fazia no início do século XVI. O dinheiro arrecadado neste comércio servia para custear as obras da Catedral de São Pedro, no Vaticano.
Lutero, não concordando com esta venda de indulgências que absolvia os pecados dos crentes, mostrou publicamente a sua revolta ao fixar as suas “95 Teses contra as indulgências” na porta da Catedral de Wittemberg. Assim, dava início a um movimento religioso de ruptura com a Igreja de Roma que ficou conhecido como REFORMA PROTESTANTE.


Reforma Católica ou Contra-Reforma - A Igreja Católica reagiu ao avanço da Reforma  Protestante através de um movimento de reorganização que seguiu duas vertentes: a REFORMA CATÓLICA (movimento de renovação interna iniciado no Concilio de Trento – ação reformadora) com formação de seminários para elevar o nível cultural dos padres e tentativa de moralização da vida do clero, insistindo no celibato e moralidade dos clérigos.
A Companhia de Jesus vai também missionar os povos das regiões conquistadas pelos europeus, além mar-

  CONTRA-REFORMA (movimento de combate a todas as formas de heresia, utilizava vários meios:
  INQUISIÇÃO ou Tribunal do Santo Ofício para julgar quem se afastasse das verdades da fé.
 COMPANHIA DE JESUS  dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
  CONGREGAÇÃO DO ÍNDEX – Organizava a lista dos livros proibidos. Quem fosse apanhados a lê-los era chamado à Inquisição.


A leitura da sentença era feita num "Auto-de-fé", cerimónia assistida por todos os grupos sociais, onde além de lida a sentença perante os réus que se deveriam dirigir aí, com um sambenito, espécie de saco de baeta amarela e vermelha. A maior parte deveria deveriam ser queimados na fogueira.
O que se entende por Renascimento

Nos séculos XV e XVI verificou-se, na Europa, um movimento cultural e artístico que ficou conhecido por Renascimento. Foi assim designado devido ao interesse pelo «renascer» da cultura greco-latina / clássica.
Uma das suas características foi o Humanismo, marcado pela valorização do Homem e das suas capacidades. O espírito crítico,, atribuindo grande valor à Razão, permitiu progressos no conhecimento do Mundo e do Homem. A valorização    da    experiência   abriu   caminho   a   muitas   descobertas,   como  foi   exemplo o heliocentrismo, teoria defendida por Copérnico.
A obediência aos modelos clássicos, princípio designado por classicismo, valorizou a Antiguidade Clássica, revivendo na literatura e na arte, as formas e os modelos clássicos. A procura de viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e glória refletiu-se, também, como uma das características da «nova mentalidade» do Homem renascentista, conhecida por individualismo.


     O que é um Mecenas?
Um mecenas é uma pessoa abastada que tem uma atitude de protecção para com artistas e sábios, com vista à promoção das artes e das letras. Um bom exemplo de um mecenas do Renascimento foi Lourenço de Médicis.


    Educação Medieval – Educação Renascentista
Na Idade Média, defende-se o ideal de cavaleiro, no Renascimento privilegia-se os estudos diversos e amplos, (Latim; grego; História; Geografia; Gramática; Esgrima; Dança; Música) bem como as experiências capazes de contribuir para o ideal humanista como viagens; contactos com outros estudiosos e dissecações).

O ideal humanista pressupunha que o homem se deveria interessar por todas as coisas, estudá-las e viajar para melhor conhecer o mundo, observar e experimentar para através do seu espírito crítico reformular o conhecimentos tal como ele existia até ali.

Humanista é uma pessoa que se interessa por tudo o que é humano: as línguas antigas; a geografia a história; a gramática; a arte de bem falar; a ciência, as artes, bem como desportos como a equitação e a esgrima. 


Humanistas:










De que forma os descobrimentos portugueses contribuíram para a mentalidade característica do Renascimento.

 Garcia de Orta pensa que os portugueses com as suas viagens de expansão, ao conhecer melhor o mundo, a sua fauna e a sua flora, revolucionaram mais o saber do que os romanos através dos seus estudos.

Também, os Portugueses através das viagens marítimas levadas a cabo puseram em causa os conhecimentos de sábios como Ptolomeu, já que demonstraram através da sua experiência que o mundo é muito maior do que se pensava; que o mar não fervia no equador, com se chegara a pensar; aperfeiçoaram o contorno dos continentes; viram que os outros continentes eram habitadas por pessoas com características físicas semelhantes às europeias e não por monstros; descobriram plantas com interesse medicinal e que o mundo era redondo. Contribíram, assim, decisamente para o desenvolvimento da geografia e cartografia, botânica, ciência astronómica e arte de navegar.

Meios de divulgação da mentalidade renascentista
O contacto dos humanistas nas escolas, universidades e tipografias que frequentam são importantes meios de divulgação das ideias humanistas, já que contribuem para a divulgação das novas ideias. A invenção da imprensa vai facilitar a duplicação das obras humanistas em tempo e esforço. Os humanistas comunicam uns com os outros através de cartas e viajam muito para se encontrarem

Ciências desenvolvidas na época do Renascimento

- Astronomia
- Anatomia
- Matemática
- Medicina
- Botânica
-  Geografia




Arte Renascentista



 

Novidade de Arte Renascentista

Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas


Características da Pintura:

Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas: (pintura a óleo, sfumato); novas formas de representação da realidade (técnica da perspectiva, naturalismo, realismo, composição geométrica).

Pintores: Leonardo da Vinci; Miguel Ângelo; Rafael, entre outros.

Mona Lisa de Leonardo da Vinci


Características da Arquitetura:

Passa-se a empregar novas técnicas, baseadas nas concepções da arte greco-romana; edifícios marcados pela horizontalidade; construções planeadas e executadas segundo regras geométricas.




Características da Escultura

Tratamento do corpo humano segundo a tradição clássica (preferência pela representação do nu; figuras com uma vigorosa expressão dramática
  
Escultores: Ex: Miguel Ângelo; Donatelo







Janela do Convento de Cristo de Tomar e o Manuelino


A janela do Convento de Cristo de Tomar parte de um marinheiro que sustenta toda a decoração e do qual parte uma corda para a direita e para a esquerda. Elevando-se ao alto vemos uma variada decoração composta por pequenas colunas cobertas de elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição). A parte superior é introduzida por novas cordas e cadeado, bem como pelas divisas de D. Manuel: esfera armilar, o escudo, várias cruzes, sob um fundo semelhante a uma carapaça de tartaruga e terminando por uma cruz maior.

Características da Arte Manuelina
Todos estes elementos são característicos da arte que se desenvolve no tempo do rei Os motivos representados na janela de Tomar são a esfera armilar, conferida como divisa por D. João II ao seu primo e cunhado, futuro rei D. Manuel I, mais tarde, interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel, a Cruz da Ordem de Cristo, o escudo e elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição) e um marinheiro que sustenta tudo. As cordas são também muito usadas.
O Convento de Cristo de Tomar; O Mosteiro dos Jerónimos ou o Mosteiro da Batalha são alguns exemplos desta arte.

Arte Renascentista em Portugal
A arte renascentista de influência italiana ou flamenga foi tardia, em Portugal. É exemplo disso o claustro do Convento de Cristo de Tomar construído, no tempo de D. João III. Apresenta uma ordem clássica por andar e arcos de volta perfeita.


A pintura ficou conhecida sobretudo a partir da obra de Vasco Fernandes ou Grão Vasco. Obedece às inovações introduzidas pelo renascimento italiano: perspectiva, composição triangular, contraste entre o claro-escuro e pintura a óleo.


            S. Pedro, de Vasco Fernandes  mais conhecido por Grão Vasco, Museu Nacional Grão Vasco, Viseu.

Os painéis de S. Vicente representam outro exemplo deste período.




Reforma Protestante


Razões de contestação da Igreja Católica

Havia imoralidade segundo os preceitos do catolicismo: os padres, bispos e até o Papa tinham amantes e filhos
Muitos elementos do Clero tinham uma vida luxuosa e corrupta.  O papa preocupava-se mais com a vida de Corte, a politica e a guerra do que com as suas obrigações de chefe da Igreja;
- Os clérigos não respeitavam os seus votos (pobreza, castidade...)
- Muitos clérigos eram analfabetos e/ou tinham pouca cultura.
- A Venda das Bulas de Indulgências desagradava aos espíritos humanistas.


Bula de Indulgências são documentos que prometiam a salvação depois da morte, a quem os comprassem, diminuindo a permanência no purgatório.

Protesto de Martinho Lutero
Martinho Lutero, monge alemão, revoltou-se contra a Igreja devido ao comércio de indulgências que se fazia no início do século XVI. O dinheiro arrecadado neste comércio servia para custear as obras da Catedral de São Pedro, no Vaticano.
Lutero, não concordando com esta venda de indulgências que absolvia os pecados dos crentes, mostrou publicamente a sua revolta ao fixar as suas “95 Teses contra as indulgências” na porta da Catedral de Wittemberg. Assim, dava início a um movimento religioso de ruptura com a Igreja de Roma que ficou conhecido como REFORMA PROTESTANTE.


Reforma Católica ou Contra-Reforma - A Igreja Católica reagiu ao avanço da Reforma  Protestante através de um movimento de reorganização que seguiu duas vertentes: a REFORMA CATÓLICA (movimento de renovação interna iniciado no Concilio de Trento – ação reformadora) com formação de seminários para elevar o nível cultural dos padres e tentativa de moralização da vida do clero, insistindo no celibato e moralidade dos clérigos.
A Companhia de Jesus vai também missionar os povos das regiões conquistadas pelos europeus, além mar-

  CONTRA-REFORMA (movimento de combate a todas as formas de heresia, utilizava vários meios:
  INQUISIÇÃO ou Tribunal do Santo Ofício para julgar quem se afastasse das verdades da fé.
 COMPANHIA DE JESUS  dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
  CONGREGAÇÃO DO ÍNDEX – Organizava a lista dos livros proibidos. Quem fosse apanhados a lê-los era chamado à Inquisição.


A leitura da sentença era feita num "Auto-de-fé", cerimónia assistida por todos os grupos sociais, onde além de lida a sentença perante os réus que se deveriam dirigir aí, com um sambenito, espécie de saco de baeta amarela e vermelha. A maior parte deveria deveriam ser queimados na fogueira.