O que se entende por Renascimento
Nos séculos XV e XVI verificou-se, na Europa, um movimento cultural e artístico que ficou conhecido por Renascimento. Foi assim designado devido ao interesse pelo «renascer» da cultura greco-latina / clássica.
Uma das suas características foi o Humanismo, marcado pela valorização do Homem e das suas capacidades. O espírito crítico,, atribuindo grande valor à Razão, permitiu progressos no conhecimento do Mundo e do Homem. A valorização da experiência abriu caminho a muitas descobertas, como foi exemplo o heliocentrismo, teoria defendida por Copérnico.
A obediência aos modelos clássicos, princípio designado por classicismo, valorizou a Antiguidade Clássica, revivendo na literatura e na arte, as formas e os modelos clássicos. A procura de viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e glória refletiu-se, também, como uma das características da «nova mentalidade» do Homem renascentista, conhecida por individualismo.
O que é um Mecenas?
Um mecenas é uma pessoa abastada que tem uma atitude de protecção para com artistas e sábios, com vista à promoção das artes e das letras. Um bom exemplo de um mecenas do Renascimento foi Lourenço de Médicis.
Educação Medieval – Educação Renascentista
Na Idade Média, defende-se o ideal de cavaleiro, no Renascimento privilegia-se os estudos diversos e amplos, (Latim; grego; História; Geografia; Gramática; Esgrima; Dança; Música) bem como as experiências capazes de contribuir para o ideal humanista como viagens; contactos com outros estudiosos e dissecações).
O ideal humanista pressupunha que o homem se deveria interessar por todas as coisas, estudá-las e viajar para melhor conhecer o mundo, observar e experimentar para através do seu espírito crítico reformular o conhecimentos tal como ele existia até ali.
Humanista é uma pessoa que se interessa por tudo o que é humano: as línguas antigas; a geografia a história; a gramática; a arte de bem falar; a ciência, as artes, bem como desportos como a equitação e a esgrima.
Humanistas:
De que forma os descobrimentos portugueses contribuíram para a mentalidade característica do Renascimento.
Garcia de Orta pensa que os portugueses com as suas viagens de expansão, ao conhecer melhor o mundo, a sua fauna e a sua flora, revolucionaram mais o saber do que os romanos através dos seus estudos.
Também, os Portugueses através das viagens marítimas levadas a cabo puseram em causa os conhecimentos de sábios como Ptolomeu, já que demonstraram através da sua experiência que o mundo é muito maior do que se pensava; que o mar não fervia no equador, com se chegara a pensar; aperfeiçoaram o contorno dos continentes; viram que os outros continentes eram habitadas por pessoas com características físicas semelhantes às europeias e não por monstros; descobriram plantas com interesse medicinal e que o mundo era redondo. Contribíram, assim, decisamente para o desenvolvimento da geografia e cartografia, botânica, ciência astronómica e arte de navegar.
Meios de divulgação da mentalidade renascentista
O contacto dos humanistas nas escolas, universidades e tipografias que frequentam são importantes meios de divulgação das ideias humanistas, já que contribuem para a divulgação das novas ideias. A invenção da imprensa vai facilitar a duplicação das obras humanistas em tempo e esforço. Os humanistas comunicam uns com os outros através de cartas e viajam muito para se encontrarem
Ciências desenvolvidas na época do Renascimento
- Astronomia
- Anatomia
- Matemática
- Medicina
- Botânica
- Geografia
Arte Renascentista
Novidade de Arte Renascentista
Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas
Características da Pintura:
Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas: (pintura a óleo, sfumato); novas formas de representação da realidade (técnica da perspectiva, naturalismo, realismo, composição geométrica).
Pintores: Leonardo da Vinci; Miguel Ângelo; Rafael, entre outros.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci
Características da Arquitetura:
Passa-se a empregar novas técnicas, baseadas nas concepções da arte greco-romana; edifícios marcados pela horizontalidade; construções planeadas e executadas segundo regras geométricas.
Características da Escultura
Tratamento do corpo humano segundo a tradição clássica (preferência pela representação do nu; figuras com uma vigorosa expressão dramática
Escultores: Ex: Miguel Ângelo; Donatelo
Janela do Convento de Cristo de Tomar e o Manuelino
A janela do Convento de Cristo de Tomar parte de um marinheiro que sustenta toda a decoração e do qual parte uma corda para a direita e para a esquerda. Elevando-se ao alto vemos uma variada decoração composta por pequenas colunas cobertas de elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição). A parte superior é introduzida por novas cordas e cadeado, bem como pelas divisas de D. Manuel: esfera armilar, o escudo, várias cruzes, sob um fundo semelhante a uma carapaça de tartaruga e terminando por uma cruz maior.
Características da Arte Manuelina
Todos estes elementos são característicos da arte que se desenvolve no tempo do rei Os motivos representados na janela de Tomar são a esfera armilar, conferida como divisa por D. João II ao seu primo e cunhado, futuro rei D. Manuel I, mais tarde, interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel, a Cruz da Ordem de Cristo, o escudo e elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição) e um marinheiro que sustenta tudo. As cordas são também muito usadas.
O Convento de Cristo de Tomar; O Mosteiro dos Jerónimos ou o Mosteiro da Batalha são alguns exemplos desta arte.
Arte Renascentista em Portugal
A arte renascentista de influência italiana ou flamenga foi tardia, em Portugal. É exemplo disso o claustro do Convento de Cristo de Tomar construído, no tempo de D. João III. Apresenta uma ordem clássica por andar e arcos de volta perfeita.
A pintura ficou conhecida sobretudo a partir da obra de Vasco Fernandes ou Grão Vasco. Obedece às inovações introduzidas pelo renascimento italiano: perspectiva, composição triangular, contraste entre o claro-escuro e pintura a óleo.
S. Pedro, de Vasco Fernandes mais conhecido por Grão Vasco, Museu Nacional Grão Vasco, Viseu.
Os painéis de S. Vicente representam outro exemplo deste período.
Reforma Protestante
Razões de contestação da Igreja Católica
Havia imoralidade segundo os preceitos do catolicismo: os padres, bispos e até o Papa tinham amantes e filhos
Muitos elementos do Clero tinham uma vida luxuosa e corrupta. O papa preocupava-se mais com a vida de Corte, a politica e a guerra do que com as suas obrigações de chefe da Igreja;
- Os clérigos não respeitavam os seus votos (pobreza, castidade...)
- Muitos clérigos eram analfabetos e/ou tinham pouca cultura.
- A Venda das Bulas de Indulgências desagradava aos espíritos humanistas.
Bula de Indulgências são documentos que prometiam a salvação depois da morte, a quem os comprassem, diminuindo a permanência no purgatório.
Protesto de Martinho Lutero
Martinho Lutero, monge alemão, revoltou-se contra a Igreja devido ao comércio de indulgências que se fazia no início do século XVI. O dinheiro arrecadado neste comércio servia para custear as obras da Catedral de São Pedro, no Vaticano.
Lutero, não concordando com esta venda de indulgências que absolvia os pecados dos crentes, mostrou publicamente a sua revolta ao fixar as suas “95 Teses contra as indulgências” na porta da Catedral de Wittemberg. Assim, dava início a um movimento religioso de ruptura com a Igreja de Roma que ficou conhecido como REFORMA PROTESTANTE.
Reforma Católica ou Contra-Reforma - A Igreja Católica reagiu ao avanço da Reforma Protestante através de um movimento de reorganização que seguiu duas vertentes: a REFORMA CATÓLICA (movimento de renovação interna iniciado no Concilio de Trento – ação reformadora) com formação de seminários para elevar o nível cultural dos padres e tentativa de moralização da vida do clero, insistindo no celibato e moralidade dos clérigos.
A Companhia de Jesus vai também missionar os povos das regiões conquistadas pelos europeus, além mar-
CONTRA-REFORMA (movimento de combate a todas as formas de heresia, utilizava vários meios:
INQUISIÇÃO ou Tribunal do Santo Ofício para julgar quem se afastasse das verdades da fé.
COMPANHIA DE JESUS dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
COMPANHIA DE JESUS dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
CONGREGAÇÃO DO ÍNDEX – Organizava a lista dos livros proibidos. Quem fosse apanhados a lê-los era chamado à Inquisição.
A leitura da sentença era feita num "Auto-de-fé", cerimónia assistida por todos os grupos sociais, onde além de lida a sentença perante os réus que se deveriam dirigir aí, com um sambenito, espécie de saco de baeta amarela e vermelha. A maior parte deveria deveriam ser queimados na fogueira.
O
que se entende por Renascimento
Nos séculos XV e XVI verificou-se, na
Europa, um movimento cultural e artístico que ficou conhecido por Renascimento. Foi assim
designado devido ao interesse pelo «renascer» da cultura greco-latina / clássica.
Uma das suas
características foi o Humanismo,
marcado pela valorização do Homem e das suas capacidades. O espírito crítico,, atribuindo
grande valor à Razão, permitiu progressos no conhecimento do Mundo e do Homem.
A valorização da experiência abriu
caminho a muitas
descobertas, como foi
exemplo o heliocentrismo, teoria defendida por
Copérnico.
A
obediência aos modelos clássicos, princípio designado por classicismo, valorizou a Antiguidade Clássica, revivendo na
literatura e na arte, as formas e os modelos clássicos. A procura de viver
intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e glória
refletiu-se, também, como uma das características da «nova mentalidade» do
Homem renascentista, conhecida por individualismo.
O que é um Mecenas?
Um mecenas é uma pessoa abastada que tem
uma atitude de protecção para com artistas e sábios, com vista à promoção das
artes e das letras. Um bom exemplo de um mecenas do Renascimento foi Lourenço
de Médicis.
Educação Medieval – Educação Renascentista
Na
Idade Média, defende-se o ideal de cavaleiro, no Renascimento privilegia-se os estudos
diversos e amplos, (Latim; grego; História; Geografia; Gramática; Esgrima; Dança;
Música) bem como as experiências capazes de contribuir para o ideal humanista
como viagens; contactos com outros estudiosos e dissecações).
O ideal humanista pressupunha que o homem se deveria
interessar por todas as coisas, estudá-las e viajar para melhor conhecer o
mundo, observar e experimentar para através do seu espírito crítico reformular
o conhecimentos tal como ele existia até ali.
Humanista é uma pessoa que se interessa por
tudo o que é humano: as línguas antigas; a geografia a história; a gramática; a
arte de bem falar; a ciência, as artes, bem como desportos como a equitação e a
esgrima.
Humanistas:
De que forma os descobrimentos portugueses
contribuíram para a mentalidade característica do Renascimento.
Garcia de Orta pensa que os portugueses com as
suas viagens de expansão, ao conhecer melhor o mundo, a sua fauna e a sua
flora, revolucionaram mais o saber do que os romanos através dos seus estudos.
Também,
os Portugueses através das viagens marítimas levadas a cabo puseram em causa os
conhecimentos de sábios como Ptolomeu, já que demonstraram através da sua
experiência que o mundo é muito maior do que se pensava; que o mar não fervia
no equador, com se chegara a pensar; aperfeiçoaram o contorno dos continentes;
viram que os outros continentes eram habitadas por pessoas com características
físicas semelhantes às europeias e não por monstros; descobriram plantas com
interesse medicinal e que o mundo era redondo. Contribíram, assim, decisamente para o desenvolvimento da geografia e cartografia, botânica, ciência astronómica e arte de navegar.
Meios
de divulgação da mentalidade renascentista
O
contacto dos humanistas nas escolas, universidades e tipografias que frequentam
são importantes meios de divulgação das ideias humanistas, já que contribuem
para a divulgação das novas ideias. A invenção da imprensa vai facilitar a
duplicação das obras humanistas em tempo e esforço. Os humanistas comunicam uns com os outros através de cartas e viajam muito para se encontrarem
Ciências desenvolvidas na época do
Renascimento
- Astronomia
- Anatomia
- Matemática
- Medicina
- Botânica
- Geografia
Arte
Renascentista
Novidade de Arte Renascentista
Surgem
novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
-
Adoptou os modelos clássicos da
Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
-
Aplicação de novas técnicas
Características da Pintura:
Surgem novas
temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
-
Adoptou os modelos clássicos da
Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
-
Aplicação de novas técnicas: (pintura a óleo, sfumato); novas formas de representação da realidade
(técnica da perspectiva, naturalismo, realismo, composição geométrica).
Pintores: Leonardo
da Vinci; Miguel Ângelo; Rafael, entre outros.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci
Características da Arquitetura:
Passa-se
a empregar novas técnicas, baseadas nas concepções da arte greco-romana;
edifícios marcados pela horizontalidade; construções planeadas e executadas
segundo regras geométricas.
Características da Escultura
Tratamento do
corpo humano segundo a tradição clássica
(preferência pela representação do nu; figuras com uma vigorosa expressão
dramática
Escultores:
Ex: Miguel Ângelo; Donatelo
Janela
do Convento de Cristo de Tomar e o Manuelino
A janela do Convento de Cristo de Tomar parte
de um marinheiro que sustenta toda a decoração e do qual parte uma corda para a
direita e para a esquerda. Elevando-se ao alto vemos uma variada decoração
composta por pequenas colunas cobertas de elementos naturalistas: corais,
algas, alcachofras (símbolo da ressurreição). A parte superior é introduzida
por novas cordas e cadeado, bem como pelas divisas de D. Manuel: esfera
armilar, o escudo, várias cruzes, sob um fundo semelhante a uma carapaça de
tartaruga e terminando por uma cruz maior.
Características
da Arte Manuelina
Todos estes elementos são característicos da
arte que se desenvolve no tempo do rei Os motivos representados na janela de
Tomar são a esfera armilar, conferida como divisa por D. João II ao seu primo e
cunhado, futuro rei D. Manuel I, mais tarde, interpretada como sinal de um
desígnio divino para o reinado de D. Manuel, a Cruz da Ordem de Cristo, o
escudo e elementos naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da
ressurreição) e um marinheiro que sustenta tudo. As cordas são também muito
usadas.
O Convento de Cristo de Tomar; O Mosteiro dos
Jerónimos ou o Mosteiro da Batalha são alguns exemplos desta arte.
Arte Renascentista em Portugal
A arte renascentista de influência italiana
ou flamenga foi tardia, em Portugal. É exemplo disso o claustro do Convento de
Cristo de Tomar construído, no tempo de D. João III. Apresenta uma ordem
clássica por andar e arcos de volta perfeita.
A pintura ficou conhecida sobretudo a partir
da obra de Vasco Fernandes ou Grão Vasco. Obedece às inovações introduzidas
pelo renascimento italiano: perspectiva, composição triangular, contraste entre
o claro-escuro e pintura a óleo.
S. Pedro, de Vasco Fernandes mais conhecido por Grão Vasco, Museu Nacional Grão Vasco, Viseu.
Os painéis de S. Vicente representam outro
exemplo deste período.
Reforma
Protestante
Razões
de contestação da Igreja Católica
Havia
imoralidade segundo os preceitos do catolicismo: os padres, bispos e até o Papa tinham amantes e filhos
Muitos elementos do Clero
tinham uma vida luxuosa e corrupta. O
papa preocupava-se mais com a vida de Corte, a politica e a guerra do que com
as suas obrigações de chefe da Igreja;
- Os clérigos não
respeitavam os seus votos (pobreza, castidade...)
- Muitos clérigos eram
analfabetos e/ou tinham pouca cultura.
- A Venda das Bulas de
Indulgências desagradava aos espíritos humanistas.
Bula
de Indulgências são
documentos que prometiam a salvação depois da morte, a quem os comprassem,
diminuindo a permanência no purgatório.
Protesto
de Martinho Lutero
Martinho Lutero, monge alemão, revoltou-se contra a
Igreja devido ao comércio de indulgências que se fazia no início do século XVI.
O dinheiro arrecadado neste comércio servia para custear as obras da Catedral
de São Pedro, no Vaticano.
Lutero, não concordando com esta venda de
indulgências que absolvia os pecados dos crentes, mostrou publicamente a sua
revolta ao fixar as suas “95 Teses contra as indulgências” na porta da Catedral
de Wittemberg. Assim, dava início a um movimento religioso de ruptura com a
Igreja de Roma que ficou conhecido como REFORMA
PROTESTANTE.
Reforma
Católica ou Contra-Reforma - A Igreja Católica reagiu ao avanço da Reforma Protestante através de um movimento de
reorganização que seguiu duas vertentes: a REFORMA
CATÓLICA (movimento de renovação interna iniciado no Concilio de Trento – ação reformadora) com formação de seminários
para elevar o nível cultural dos padres e tentativa de moralização da vida do
clero, insistindo no celibato e moralidade dos clérigos.
A
Companhia de Jesus vai também missionar os povos das regiões conquistadas pelos
europeus, além mar-
CONTRA-REFORMA (movimento de combate a todas as
formas de heresia, utilizava vários meios:
INQUISIÇÃO ou Tribunal do Santo Ofício para
julgar quem se afastasse das verdades da fé.
COMPANHIA DE JESUS dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
COMPANHIA DE JESUS dominava a educação e a evangelização dos povos descobertos pelos europeus.
CONGREGAÇÃO
DO ÍNDEX – Organizava a lista dos livros proibidos. Quem fosse apanhados a
lê-los era chamado à Inquisição.
A leitura da sentença era feita num
"Auto-de-fé", cerimónia assistida por todos os grupos sociais, onde
além de lida a sentença perante os réus que se deveriam dirigir aí, com um
sambenito, espécie de saco de baeta amarela e vermelha. A maior parte deveria
deveriam ser queimados na fogueira.