FICHA DE
ESTUDO ORIENTADO: RENASCIMENTO, REFORMA E CONTRA REFORMA
Renascimento
Nos séculos XV e XVI
verificou-se, na Europa, um movimento cultural e artístico que ficou conhecido
por Renascimento. Foi assim designado devido ao interesse
pelo «renascer» da cultura greco-latina / clássica.
O Renascimento iniciou-se
em Itália devido à existência de variadas obras gregas e romanas, na região (
Roma fora a capital do Império Romano) e devido a terem fugido para Itália,
muitos homens cultos, depois do Império Romano do Oriente, com capital em
Constantinopla, ter sido conquistado pelos Turcos em 1453.
Em contacto com a cultura
clássica, esta vai servir de modelo ao Homem Renascentista. É o que se designa
por classicismo ou seja a valorização da Antiguidade Clássica, revivendo-se as
formas e os modelos clássicos na literatura e na arte.
Ao estudar a cultura
clássica, o renascentista descobre o valor que os Antigos davam ao Homem. É o
Humanismo. Na verdade, o Homem passa a ocupar o centro do conhecimento. É o Antropocentrismo.
A procura de viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e
glória refletiu-se, também, como uma das características da «nova mentalidade»
do Homem renascentista, conhecida por individualismo.
A segunda metade do século
XV e início do século XVI caracteriza-se pela criação. O Homem ao imitar a
cultura antiga e através das viagens empreendidas ( por exemplo, pelos
portugueses e espanhóis) descobre as insuficiências de tal cultura, criando uma
nova, baseada no estudo, no
espírito
crítico,, atribuindo grande valor à Razão, o permitiu progressos no
conhecimento do Mundo e do Homem. A valorização
da experiência abriu
caminho a muitas descobertas,
como foi exemplo o heliocentrismo, teoria defendida por Galileu
e Copérnico.
Muitos artistas e
estudiosos do Renascimento só sobreviveram devido à protecção de pessoas que os
protegiam. Eram os Mecenas.
Então,
um Mecenas é:
Uma
pessoa abastada que tem uma atitude de protecão para com artistas e sábios, com
vista à promoção das artes e das letras. Um bom exemplo de um mecenas do
Renascimento foi Lourenço de Médicis.
Educação
Medieval – Educação Renascentista
Na
Idade Média, defende-se o ideal de cavaleiro, no Renascimento privilegia-se os
estudos diversos e amplos, (Latim; grego; História; Geografia; Gramática;
Esgrima; Dança; Música) bem como as experiências capazes de contribuir para o
ideal humanista como viagens; contactos com outros estudiosos e estudos variados).
O ideal humanista pressupunha que o homem se deveria interessar por todas as
coisas, estudá-las e viajar para melhor conhecer o mundo, observar e
experimentar para através do seu espírito crítico reformular o conhecimento que
tinha existido até ali.
Humanista é uma pessoa que se interessa por tudo o que é humano: as
línguas antigas; a geografia a história; a gramática; a arte de bem falar; a
ciência, as artes, bem como desportos como a equitação e a esgrima.
Humanistas:
Francisco
Petrarca – poeta
Juan
Boccaccio – escritor, poeta.
Lourenço
de Médicis – político
Erasmo
de Roterdão – teólogo holandês, escreveu “ Elogio da Loucura”
Thomas
Morus – Literato, escreveu “Utopia”
Pedro
Nunes – Matemático português, inventou o Nónio.
Miguel
Cervantes – Leterato espanhol, Escreveu D. Quichote de la Mancha.
Leonardo
da Vinci – pintor, escultor, arquitecto, cientista, matemático, engenheiro,
inventor, anatomista, botânico, poeta e músico.
Luís
de Camões – Poeta. Autor de “os Lusíadas”
Galileu
– Formulou o sistema heliocêntrico
Copérnico
– Defendeu o sistema heliocêntrico
Galileu
– Formulou o sistema heliocêntrico
Garcia
de Orta – Botânico português
De que forma os descobrimentos portugueses contribuíram para a
mentalidade característica do Renascimento?
Garcia
de Orta pensa que os portugueses com as suas viagens de expansão, ao conhecer
melhor o mundo, a sua fauna e a sua flora, revolucionaram mais o saber do que
os romanos através dos seus estudos.
Também,
os Portugueses através das viagens marítimas levadas a cabo puseram em causa os
conhecimentos de sábios como Ptolomeu, já que demonstraram através da sua
experiência que o mundo é muito maior do que se pensava; que o mar não fervia
no equador, com se chegara a pensar; aperfeiçoaram o contorno dos continentes;
viram que os outros continentes eram habitadas por pessoas com características
físicas semelhantes às europeias e não por monstros; descobriram plantas com
interesse medicinal e que o mundo era redondo. Contribíram, assim, decisamente
para o desenvolvimento da geografia e cartografia, botânica, ciência
astronómica e arte de navegar.
Meios de divulgação da mentalidade renascentista
O
contacto dos humanistas nas escolas, universidades e tipografias que frequentam
são importantes meios de divulgação das ideias humanistas, já que contribuem
para a divulgação das novas ideias. A
invenção da imprensa vai facilitar a duplicação das obras humanistas em
tempo e esforço. Os humanistas comunicam uns com os outros através de cartas e
viajam muito para se encontrarem
Ciências desenvolvidas na época do Renascimento
- Astronomia – ex.
Copérnico
- Anatomia – Leonardo da
Vinci
- Matemática – ex. Pedro
Nunes; John Napier
- Medicina – André Vesálio
e niguel Serveto
- Botânica – Garcia de
Orta
- Geografia – Duarte
Pacheco Pereira.
Arte Renascentista
Legenda a imagem.
Características da Arquitetura:
Passa-se
a empregar novas técnicas, baseadas nas conceções da arte greco-romana;
edifícios marcados pela horizontalidade; construções planeadas e executadas
segundo regras geométricas.
Toda
a construção era planeada e executada segundo regras geométricas –
racionalidade, equilíbrio e simetria.
Características da Pintura:
Surgem
novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos.
-
Adoptou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte
clássica)
-
Aplicação de novas técnicas: (pintura a óleo, sfumato); novas
formas de representação da realidade (técnica da perspectiva, naturalismo,
realismo, composição geométrica); pintura a óleo com representação de
transparências e transição muito suave de cores.
Em
síntese, a pintura renascentista apresenta: Rigor; equilíbrio; harmonia;
realismo e naturalismo.
Pintores: Leonardo da Vinci; Miguel Ângelo; Rafael, entre outros.
Características da Escultura
Tratamento do corpo humano segundo a tradição
clássica (preferência pela representação do nu); figuras com uma vigorosa
expressão dramática. A escultura liberta-se da arquitectura; aplica o ideal
clássico de beleza; é harmoniosa e obedece ao realismo (rigor expressivo e anatómico).
Apresenta estudo, planeamento e domínio rigoroso da técnica, das formas,
proporções, perspetiva e leis matemáticas.
Em síntese carateriza-se pelo realismo; naturalismo; expressividade;
simetria; rigor e harmonia das formas.
Escultores:
Ex: Miguel Ângelo; Donatelo
Faz a legenda da figura,
tendo em conta as características da escultura renascentista:
Novidade de Arte Renascentista
Surgem novas temáticas: temas profanos (mitológicos, paisagens) e retratos
- Adotou os modelos clássicos da Antiguidade (recriação das formas de arte clássica)
- Aplicação de novas técnicas
Portugal:
Janela do Convento de
Cristo de Tomar e o Manuelino
A janela do Convento de
Cristo de Tomar parte de um marinheiro que sustenta toda a decoração e do qual
parte uma corda para a direita e para a esquerda. Elevando-se ao alto vemos uma
variada decoração composta por pequenas colunas cobertas de elementos
naturalistas: corais, algas, alcachofras (símbolo da ressurreição). A parte
superior é introduzida por novas cordas e cadeado, bem como pelas divisas de D.
Manuel: esfera armilar, o escudo, várias cruzes, sob um fundo semelhante a uma
carapaça de tartaruga e terminando por uma cruz maior.
Características da Arte
Manuelina
Todos estes elementos são
característicos da arte que se desenvolve no tempo do rei D. Manuel. Os motivos
representados na janela de Tomar são a esfera armilar, conferida como divisa
por D. João II ao seu primo e cunhado, futuro rei D. Manuel I, mais tarde,
interpretada como sinal de um desígnio divino para o reinado de D. Manuel, a
Cruz da Ordem de Cristo, o escudo e elementos naturalistas: corais, algas,
alcachofras (símbolo da ressurreição) e um marinheiro que sustenta tudo. As
cordas são também muito usadas.
O Convento de Cristo de
Tomar; O Mosteiro dos Jerónimos ou o Mosteiro da Batalha são alguns exemplos
desta arte.
Arte Renascentista em
Portugal
A arte renascentista de
influência italiana ou flamenga foi tardia, em Portugal. É exemplo disso o
claustro do Convento de Cristo de Tomar construído, no tempo de D. João III.
Apresenta uma ordem clássica por andar e arcos de volta perfeita.
A pintura ficou conhecida
sobretudo a partir da obra de Vasco Fernandes ou Grão Vasco. Obedece às
inovações introduzidas pelo renascimento italiano: perspetiva, composição
triangular, contraste entre o claro-escuro e pintura a óleo.
Os painéis de S. Vicente
representam outro exemplo deste período.