terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Visita de Estudo à Igreja Matriz de Gondomar e sua correção

Visita de estudo à Igreja Matriz de S. Cosme

Este roteiro destina-se a:
- levar-te a observar aspetos do teu quotidiano e a dar-lhes significado.
- pretende, também, ajudar-te a tratar a informação que se te depara na igreja matriz, para que no final organizes uma síntese da importância da arte barroca no contexto da contrarreforma.





A igreja Matriz de S. Cosme data de 1725, ou seja do século XVIII.
Antes de entrares descreve-a. Se quiseres podes fazer o esboço do seu traçado arquitetónico.


A igreja é dedicada a dois santos padroeiros. Indica o seu nome. Informa-te sobre os símbolos inerentes a estes santos.



Procura a inscrição:
Sunt medici Cosmas simule et damianus uterque … ou seja são ambos médicos, Cosme e Damião …” _______________________.     E ainda:
Cosmas et Damianus dant medicam na gratis omnibus infirmis qui pia dona ferunt ou seja S. Cosme e S. Damião generosamente oferecem remédio a todos os doentes que lhes sabem agradecer”. ______________.
Depois de entrares na igreja, observa o seu traçado arquitetónico. Faz um desenho da sua planta.



































A igreja obedece à gramática arquitetónica e decorativa saída da Contrarreforma. Depois de a observares bem, relembra o que já estudaste e aponta elementos que se inscrevam nesse contexto.





Para acabarmos a análise geral, conta o número de altares: _______
Vamos, agora, passar a uma análise mais pormenorizada da igreja.



Retábulo do Santíssimo Sacramento – capela-mor.  



Observa o altar, com o frontal decorado em baixo relevo
Indica os elementos decorativos que revestem este retábulo _____________________________________________.
Por detrás do sacrário, abre-se um arco abatido onde se encontra o trono, hoje tapado por uma tela que representa a Última Ceia. Apenas em dias de exposição solene, ou seja em alturas de festa, a tela é enrolada e o trono visível. Este trono simboliza a Escada para o céu.
De cada lado deste retábulo há um nicho: um, ­­­­­­______________ (direita/esquerda) representa S. Cosme, segura no braço direito o vaso da urina, o outro S Damião, ___________ (direita/esquerda) segura no braço direito um livro.
O remate da sanefa deste retábulo tem no centro um resplendor, com uma pomba que representa o ____________________.
De cada lado, ____________________ segura os festões que rematam esta superfície.

Altar das Almas ou de Nossa Senhora das Dores                                                            
    
No frontal do altar estão representados os símbolos
do martírio de Cristo. Indica-os: _______________

Indica, também, os outros elementos decorativos:
Ramos, folhas, flores variadas.

Acima da banqueta, abre-se um nicho de forma retangular até à cornija e a partir desta um arco de _______________.

No interior do nicho, vemos a imagem de _______________
_____________________________________.

Neste retábulo, encontramos também, a gramática barroca. Indica-a:
_____________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Ao lado da boca da tribuna, estão duas outras imagens: à __________, S. Miguel; à ________ S. João Baptista.
Ao longo da cornija, vêm-se pequenas cabeças __________.
No painel de remate estão representadas as _______________.

Este tema era muito usado pela Contrarreforma, __________________________________________
________________________________________________________________________________



Altar de Nossa Senhora do Rosário

O frontal da mesa do altar é cortado horizontalmente por uma
linha que o divide em dois. A parte de baixo é cortada por 2 linhas verticais.
Os elementos decorativos são: ____________________________
 ____________________________________________________                    
A banqueta pousada sobre a mesa do altar possui, no centro,
um coração rodeado de _________.
Existem, ainda, simetricamente, de cada ______________
__________________________________ policromados.
A porta do sacrário é decorada com o ____________________________, com a cruz de Cristo, ao alto uma vela ondulante numa cruz, do outro lado, uma árvore. Uma concha pousa sobre uma sanefa, que representa o Cordeiro de Deus.
Acima do sacrário, num nicho está a imagem de _______________________, que apresenta o rosário, o menino e a coroa.
Lateralmente, dois nichos mais pequenos albergam as imagens de S. Francisco de Sales, à esquerda e S. Luís Gonzaga, à direita.
No cimo, na sanefa, de novo, aparece um ___________ pintado com a inicial M de Maria encimado por uma cabeça de anjo.
No painel do remate está representada a Virgem a ser coroada no céu.
Cristo fica (direita/esquerda); Deus à (direita/esquerda); o Espírito Santo em cima em forma de ____________sobre um resplendor.

Altar de S. Pedro



Indica os motivos do sacrário ______________ e o seu significado ___________________
Por detrás do sacrário ergue-se o nicho com ___________ com a imagem ____________. O que o faz identificar é a mitra e as chaves
Está aqui presente um elemento barroca muito teu conhecido, qual é? _______________.
Do lado esquerdo, está a imagem de S. Domingos de Gusmão e do lado direito de S. Bento.
Sobre o tímpano inscreve-se um frontão curvo interrompido. Ao centro, as imagens de
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Um pouco acima dois _______ esvoaçantes
No arranque da arquivolta interior, dois outros ___________.
Na sanefa do remate, são visíveis as armas de S. Pedro as chaves em cruz e ________.




Altar de S. Francisco

Este retábulo é da autoria de um importante entalhador do Porto, Manuel da Costa Andrade, que ligou o seu nome à execução do belíssimo retábulo da capela-mor da igreja de S. Francisco de Guimarães, do altar de Nossa Senhora do Rosário, e de Nossa Senhora da Rosa da Igreja de S. Francisco do Porto, do Retábulo–mor da Igreja de S. João da Foz e de inúmeros outros.

No centro deste retábulo estão representadas as armas da Ordem de S. Francisco ____________ e a cruz no centro.
A meio da banqueta, num nicho de forma oval, rematado centralmente por uma ________ está a imagem da Dormição da Virgem. Por cima e atrás do painel das Almas do Purgatório pode ser vista a imagem de S. Francisco.

Em cada um dos lados do painel central encontram-se duas colunas _______________.

Entre as colunas, duas peanhas suportam as imagens de S. José (direita/esquerda) e de Santo António (direita/esquerda).
Uma pequena mísula, contem a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Os motivos decorativos integram-se no barroco joanino, ou seja o executado pelos artistas do tempo de ____________ influenciados pelos seus colegas italianos que o rei mandara chamar.



És, agora, capaz de fazer um pequeno relatório que refira por que razão a igreja de S. Cosme, construída no tempo do rei D. João V e das diretrizes saídas do Concílio de Trento apresenta a gramática decorativa conhecida por estilo joanino. Não te esqueças de dar pormenores e de referir por que razão Gondomar poderia construir igrejas deste tipo.


Visita de estudo à Igreja Matriz de S. Cosme



Este roteiro destina-se a:
- levar-te a observar aspetos do teu quotidiano e a dar-lhes significado.
- pretende, também, ajudar-te a tratar a informação que se te depara na igreja matriz, para que no final organizes uma síntese da importância da arte barroca no contexto da contrarreforma.



A igreja Matriz de S. Cosme data de 1725, ou seja do século XVIII.
Antes de entrares descreve-a. Se quiseres podes fazer o esboço do seu traçado arquitetónico.

A igreja é dedicada a dois santos padroeiros. Indica o seu nome. Informa-te sobre os símbolos inerentes a estes santos.
Palma do martírio
Vaso de análise da urina -  S. Cosme
Livro – S. Damião
Eram médicos

Procura a inscrição:
Sunt medici Cosmas simule et damianus uterque … ou seja são ambos médicos, Cosme e Damião …” Porta Principal .     E ainda:
Cosmas et Damianus dant medicam na gratis omnibus infirmis qui pia dona ferunt ou seja S. Cosme e S. Damião generosamente oferecem remédio a todos os doentes que lhes sabem agradecer”. Porta lateral
Depois de entrares na igreja, observa o seu traçado arquitetónico. Faz um desenho da sua planta.

É uma igreja de uma só nave e capela-mor quadrangular.

A igreja obedece à gramática arquitetónica e decorativa saída da Contrarreforma. Depois de a observares bem, relembra o que já estudaste e aponta elementos que se inscrevam nesse contexto.
Apresenta uma talha dourada; as almas do purgatório estão muito presentes na Igreja, como possibilidade de salvação ou de transição para um lugar pior; o trono e os anjos aparecem como possibilidade de alcançar o céu.
O púlpito lembra os sermões inflamados dos padres a lembrarem a necessidade de cumprimento dos preceitos religiosos.


Para acabarmos a análise geral, conta o número de altares: 5
Vamos, agora, passar a uma análise mais pormenorizada da igreja.




Retábulo do Santíssimo Sacramento – capela-mor.  

Observa o altar, com o frontal decorado em baixo relevo
Indica os elementos decorativos que revestem este retábulo Concha, ramos de flores …
Por detrás do sacrário, abre-se um arco abatido onde se encontra o trono, hoje tapado por uma tela que representa a Última Ceia. Apenas em dias de exposição solene, ou seja em alturas de festa, a tela é enrolada e o trono visível. Que simbologia apresenta o trono?
Escada para o céu
De cada lado deste retábulo há um nicho: um, à esquerda (direita/esquerda) representa S. Cosme, segura no braço direito o vaso da urina, o outro S Damião, à direita (direita/esquerda) segura no braço direito um livro.
O remate da sanefa deste retábulo tem no centro um resplendor, com uma pomba que representa o Espírito Santo.
De cada lado, um grande anjo segura os festões que rematam esta superfície.


Altar das Almas ou de Nossa Senhora das Dores                                                            
    
No frontal do altar estão representados os símbolos
do martírio de Cristo. Indica-os: lanças, cravos, cruz.

Indica, também, os outros elementos decorativos:
Ramos, folhas, flores variadas.

Acima da banqueta, abre-se um nicho de forma retangular até à cornija e a partir desta um arco de volta perfeita.

No interior do nicho, vemos a imagem de Nossa Senhora das Dores e de Cristo Crucificado.

Neste retábulo, encontramos também, a gramática barroca. Indica-a:
A decoração apresenta grande movimento dado pelas linhas curvas dos motivos vegetalistas, das volutas, anjos que fazem a ligação entre a terra e o céu.
Ao lado da boca da tribuna, estão duas outras imagens: à esquerda, S. Miguel; à direita S. João Baptista.
Ao longo da cornija, vêm-se pequenas cabeças de anjos
No painel de remate estão representadas as Almas do Purgatório

Este tema era muito usado pela Contrarreforma, porque lembrava que a alma padeceria tormentos vários se não cumprisse os preceitos da religião católica.



Altar de Nossa Senhora do Rosário

O frontal da mesa do altar é cortado horizontalmente por uma
linha que o divide em dois. A parte de baixo é cortada por 2 linhas verticais.
Os elementos decorativos são: jarras, ramos, folhas miúdas, rosetas, malmequeres e girassóis.
                     
A banqueta pousada sobre a mesa do altar possui, no centro,
um coração rodeado de folhas.
Existem, ainda, simetricamente, de cada lado uma cabeça de anjo alado e um pássaro policromados.
A porta do sacrário é decorada com o cordeiro deitado sobre um livro, com a cruz de Cristo, ao alto uma vela ondulante numa cruz, do outro lado, uma árvore. Uma concha pousa sobre uma sanefa, que representa o Cordeiro de Deus.
Acima do sacrário, num nicho está a imagem de Nossa Senhora do Rosário, que apresenta o rosário, o menino e a coroa.
Lateralmente, dois nichos mais pequenos albergam as imagens de S. Francisco de Sales, à esquerda e S. Luís Gonzaga, à direita.
No cimo, na sanefa, de novo, aparece um coração pintado com a inicial M de Maria encimado por uma cabeça de anjo.
No painel do remate está representada a Virgem a ser coroada no céu.
Cristo fica (direita/esquerda); Deus à (direita/esquerda); o Espírito Santo em cima em forma de pomba sobre um resplendor.




Altar de S. Pedro

Indica os motivos do sacrário Hóstia e Cálice e o seu significado Transubstanciação.
Por detrás do sacrário ergue-se o nicho com arco trilobado com a imagem de S. Pedro. O que o faz identificar é a mitra e as chaves
Está aqui presente um elemento barroca muito teu conhecido, qual é? Coluna Salomónica.
Do lado esquerdo, está a imagem de S. Domingos de Gusmão e do lado direito de S. Bento.
Sobre o tímpano inscreve-se um frontão curvo interrompido. Ao centro, as imagens de
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Um pouco acima dois anjos esvoaçantes
No arranque da arquivolta interior, dois outros anjos
Na sanefa do remate, são visíveis as armas de S. Pedro as chaves em cruz e a mitra






Altar de S. Francisco

Este retábulo é da autoria de um importante entalhador do Porto, Manuel da Costa Andrade, que ligou o seu nome à execução do belíssimo retábulo da capela-mor da igreja de S. Francisco de Guimarães, do altar de Nossa Senhora do Rosário, e de Nossa Senhora da Rosa da Igreja de S. Francisco do Porto, do Retábulo–mor da Igreja de S. João da Foz e de inúmeros outros.

No centro deste retábulo estão representadas as armas da Ordem de S. Francisco braços cruzados e a cruz no centro.
A meio da banqueta, num nicho de forma oval, rematado centralmente por uma concha, está a imagem da Dormição da Virgem. Por cima e atrás do painel das Almas do Purgatório pode ser vista a imagem de S. Francisco.

Em cada um dos lados do painel central encontram-se duas colunas salomónicas.

Entre as colunas, duas peanhas suportam as imagens de S. José (direita/esquerda) e de Santo António (direita/esquerda).
Uma pequena mísula, contem a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Os motivos decorativos integram-se no barroco joanino, ou seja o executado pelos artistas do tempo de D. João V influenciados pelos seus colegas italianos que o rei mandara chamar.



És, agora, capaz de fazer um pequeno relatório que refira por que razão a igreja de S. Cosme, construída no tempo do rei D. João V e das diretrizes saídas do Concílio de Trento apresenta a gramática decorativa conhecida por estilo joanino. Não te esqueças de dar pormenores e de referir por que razão Gondomar poderia construir igrejas deste tipo.