Visita de
estudo à Igreja Matriz de S. Cosme
Este roteiro destina-se a:
- levar-te a observar aspetos do teu
quotidiano e a dar-lhes significado.
- pretende, também, ajudar-te a tratar a
informação que se te depara na igreja matriz, para que no final organizes uma
síntese da importância da arte barroca no contexto da contrarreforma.
A igreja Matriz de S. Cosme data de 1725,
ou seja do século XVIII.
Antes de entrares descreve-a. Se quiseres
podes fazer o esboço do seu traçado arquitetónico.
A
igreja é dedicada a dois santos padroeiros. Indica o seu nome. Informa-te sobre
os símbolos inerentes a estes santos.
Procura a inscrição:
Sunt medici Cosmas simule et damianus
uterque … ou seja são ambos médicos, Cosme e Damião …” _______________________.
E ainda:
Cosmas
et Damianus dant medicam na gratis omnibus infirmis qui pia dona ferunt
ou seja S. Cosme e S. Damião generosamente oferecem remédio a todos os doentes
que lhes sabem agradecer”. ______________.
Depois de entrares na igreja, observa o
seu traçado arquitetónico. Faz um desenho da sua planta.
A igreja obedece à gramática arquitetónica
e decorativa saída da Contrarreforma. Depois de a observares bem, relembra o
que já estudaste e aponta elementos que se inscrevam nesse contexto.
Para
acabarmos a análise geral, conta o número de altares: _______
Vamos,
agora, passar a uma análise mais pormenorizada da igreja.
Observa o altar, com o frontal decorado em baixo relevo
Indica os elementos decorativos que
revestem este retábulo _____________________________________________.
Por detrás do sacrário, abre-se um arco
abatido onde se encontra o trono, hoje tapado por uma tela que representa a
Última Ceia. Apenas em dias de exposição solene, ou seja em alturas de festa, a
tela é enrolada e o trono visível. Este trono simboliza a Escada para o céu.
De cada lado deste retábulo há um nicho:
um, ______________ (direita/esquerda)
representa S. Cosme, segura no braço direito o vaso da urina, o outro S Damião,
___________ (direita/esquerda) segura
no braço direito um livro.
O remate da sanefa deste retábulo tem no
centro um resplendor, com uma pomba que representa o ____________________.
De cada lado, ____________________ segura os festões que rematam esta superfície.
Altar
das Almas ou de Nossa Senhora das Dores
No
frontal do altar estão representados os símbolos
do
martírio de Cristo. Indica-os: _______________
Indica,
também, os outros elementos decorativos:
Ramos,
folhas, flores variadas.
Acima
da banqueta, abre-se um nicho de forma retangular até à cornija e a partir
desta um arco de _______________.
No
interior do nicho, vemos a imagem de _______________
_____________________________________.
Neste
retábulo, encontramos também, a gramática barroca. Indica-a:
_____________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Ao
lado da boca da tribuna, estão duas outras imagens: à __________, S. Miguel; à ________ S. João Baptista.
Ao
longo da cornija, vêm-se pequenas cabeças __________.
No painel de remate estão representadas as
_______________.
Este tema era muito usado pela Contrarreforma,
__________________________________________
________________________________________________________________________________
O frontal da mesa do altar é cortado
horizontalmente por uma
linha que o divide em dois. A parte de
baixo é cortada por 2 linhas
verticais.
Os elementos decorativos são: ____________________________
____________________________________________________
A banqueta pousada sobre a mesa do altar
possui, no centro,
um coração rodeado de _________.
Existem, ainda, simetricamente, de cada ______________
__________________________________ policromados.
A porta do sacrário é decorada com o ____________________________, com a cruz
de Cristo, ao alto uma vela ondulante numa cruz, do outro lado, uma árvore. Uma
concha pousa sobre uma sanefa, que representa o Cordeiro de Deus.
Acima do sacrário, num nicho está a imagem
de _______________________, que
apresenta o rosário, o menino e a coroa.
Lateralmente, dois nichos mais pequenos
albergam as imagens de S. Francisco de Sales, à esquerda e S. Luís Gonzaga, à
direita.
No cimo, na sanefa, de novo, aparece um ___________ pintado com a inicial M de Maria encimado por uma cabeça de
anjo.
No painel do remate está representada a
Virgem a ser coroada no céu.
Cristo fica (direita/esquerda); Deus à (direita/esquerda); o Espírito Santo em cima em forma de ____________sobre um
resplendor.
Indica os motivos do sacrário ______________
e o seu significado ___________________
Por detrás do sacrário ergue-se o nicho
com ___________ com a imagem ____________. O que o faz identificar é
a mitra e as chaves
Está aqui presente um elemento barroca
muito teu conhecido, qual é? _______________.
Do lado esquerdo, está a imagem de S. Domingos
de Gusmão e do lado direito de S. Bento.
Sobre o tímpano inscreve-se um frontão
curvo interrompido. Ao centro, as imagens de
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Um pouco acima dois _______ esvoaçantes
No arranque da arquivolta interior, dois
outros ___________.
Na sanefa do remate, são visíveis as armas
de S. Pedro as chaves em cruz e ________.
Altar de S.
Francisco
Este retábulo é da autoria de um
importante entalhador do Porto, Manuel da Costa Andrade, que ligou o seu nome à
execução do belíssimo retábulo da capela-mor da igreja de S. Francisco de
Guimarães, do altar de Nossa Senhora do Rosário, e de Nossa Senhora da Rosa da
Igreja de S. Francisco do Porto, do Retábulo–mor da Igreja de S. João da Foz e
de inúmeros outros.
No centro deste retábulo estão
representadas as armas da Ordem de S. Francisco ____________ e a cruz no centro.
A meio da banqueta, num nicho de forma
oval, rematado centralmente por uma ________
está a imagem da Dormição da Virgem.
Por cima e atrás do painel das Almas do Purgatório pode ser vista a imagem de S. Francisco.
Em cada um dos lados do painel central encontram-se
duas colunas _______________.
Entre as colunas, duas peanhas suportam as
imagens de S. José (direita/esquerda) e de Santo António (direita/esquerda).
Uma pequena mísula, contem a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Os motivos decorativos integram-se no
barroco joanino, ou seja o executado pelos artistas do tempo de ____________
influenciados pelos seus colegas italianos que o rei mandara chamar.
És, agora, capaz de fazer um pequeno
relatório que refira por que razão a igreja de S. Cosme, construída no tempo do
rei D. João V e das diretrizes saídas do Concílio de Trento apresenta a
gramática decorativa conhecida por estilo joanino. Não te esqueças de dar
pormenores e de referir por que razão Gondomar poderia construir igrejas deste
tipo.
Este
roteiro destina-se a:
- levar-te
a observar aspetos do teu quotidiano e a dar-lhes significado.
- pretende,
também, ajudar-te a tratar a informação que se te depara na igreja matriz, para
que no final organizes uma síntese da importância da arte barroca no contexto
da contrarreforma.
A igreja
Matriz de S. Cosme data de 1725, ou seja do século XVIII.
Antes de
entrares descreve-a. Se quiseres podes fazer o esboço do seu traçado
arquitetónico.
A igreja é dedicada a dois santos padroeiros.
Indica o seu nome. Informa-te sobre os símbolos inerentes a estes santos.
Palma do martírio
Vaso de análise da urina - S.
Cosme
Livro – S. Damião
Eram médicos
|
Procura a
inscrição:
Sunt
medici Cosmas simule et damianus uterque … ou seja são ambos médicos, Cosme e
Damião …” Porta Principal . E ainda:
Cosmas et Damianus dant medicam na gratis
omnibus infirmis qui pia dona ferunt ou seja S. Cosme e S. Damião generosamente oferecem remédio a todos
os doentes que lhes sabem agradecer”. Porta
lateral
Depois de
entrares na igreja, observa o seu traçado arquitetónico. Faz um desenho da sua
planta.
É uma igreja de uma só nave e capela-mor quadrangular.
|
A igreja
obedece à gramática arquitetónica e decorativa saída da Contrarreforma. Depois
de a observares bem, relembra o que já estudaste e aponta elementos que se
inscrevam nesse contexto.
Apresenta uma talha dourada; as almas do purgatório estão muito
presentes na Igreja, como possibilidade de salvação ou de transição para um
lugar pior; o trono e os anjos aparecem como possibilidade de alcançar o céu.
O púlpito lembra os sermões inflamados dos padres a lembrarem a
necessidade de cumprimento dos preceitos religiosos.
|
Para acabarmos a análise geral, conta o número
de altares: 5
Retábulo do Santíssimo Sacramento – capela-mor.
Observa o
altar, com o frontal decorado em baixo
relevo
Indica os
elementos decorativos que revestem este retábulo Concha, ramos de flores …
Por detrás
do sacrário, abre-se um arco abatido onde se encontra o trono, hoje tapado por
uma tela que representa a Última Ceia. Apenas em dias de exposição solene, ou
seja em alturas de festa, a tela é enrolada e o trono visível. Que simbologia
apresenta o trono?
Escada para o céu
De cada
lado deste retábulo há um nicho: um, à
esquerda (direita/esquerda) representa S. Cosme, segura no braço direito o
vaso da urina, o outro S Damião, à
direita (direita/esquerda) segura no braço direito um livro.
O remate
da sanefa deste retábulo tem no centro um resplendor, com uma pomba que
representa o Espírito Santo.
De cada
lado, um grande anjo segura os
festões que rematam esta superfície.
Altar das Almas ou de Nossa Senhora das Dores
No frontal do altar estão representados os
símbolos
do martírio de Cristo. Indica-os: lanças, cravos, cruz.
Indica, também, os outros elementos
decorativos:
Ramos, folhas, flores variadas.
Acima da banqueta, abre-se um nicho de forma
retangular até à cornija e a partir desta um arco de volta perfeita.
No interior do nicho, vemos a imagem de Nossa Senhora das Dores e de Cristo Crucificado.
Neste retábulo, encontramos também, a
gramática barroca. Indica-a:
A decoração apresenta grande movimento dado pelas linhas curvas dos
motivos vegetalistas, das volutas, anjos que fazem a ligação entre a terra e o
céu.
Ao lado da boca da tribuna, estão duas outras
imagens: à esquerda, S. Miguel; à
direita S. João Baptista.
Ao longo da cornija, vêm-se pequenas cabeças de anjos
No painel
de remate estão representadas as Almas
do Purgatório
Este tema
era muito usado pela Contrarreforma, porque
lembrava que a alma padeceria tormentos vários se não cumprisse os preceitos da
religião católica.
Altar de Nossa Senhora
do Rosário
O frontal
da mesa do altar é cortado horizontalmente por uma
linha que
o divide em dois. A parte de baixo é cortada por 2 linhas verticais.
Os
elementos decorativos são: jarras,
ramos, folhas miúdas, rosetas, malmequeres e girassóis.
A banqueta
pousada sobre a mesa do altar possui, no centro,
um coração
rodeado de folhas.
Existem,
ainda, simetricamente, de cada lado uma
cabeça de anjo alado e um pássaro policromados.
A porta do
sacrário é decorada com o cordeiro
deitado sobre um livro, com a cruz de Cristo, ao alto uma vela ondulante numa
cruz, do outro lado, uma árvore. Uma concha pousa sobre uma sanefa, que
representa o Cordeiro de Deus.
Acima do
sacrário, num nicho está a imagem de Nossa
Senhora do Rosário, que apresenta o rosário, o menino e a coroa.
Lateralmente,
dois nichos mais pequenos albergam as imagens de S. Francisco de Sales, à
esquerda e S. Luís Gonzaga, à direita.
No cimo,
na sanefa, de novo, aparece um coração
pintado com a inicial M de Maria
encimado por uma cabeça de anjo.
No painel
do remate está representada a Virgem a ser coroada no céu.
Cristo
fica (direita/esquerda); Deus à (direita/esquerda); o Espírito Santo em cima em forma de pomba sobre um
resplendor.
Altar de S. Pedro
Indica os
motivos do sacrário Hóstia e Cálice
e o seu significado Transubstanciação.
Por detrás
do sacrário ergue-se o nicho com arco
trilobado com a imagem de S. Pedro.
O que o faz identificar é a mitra e as
chaves
Está aqui
presente um elemento barroca muito teu conhecido, qual é? Coluna Salomónica.
Do lado
esquerdo, está a imagem de S. Domingos de Gusmão e do lado direito de S. Bento.
Sobre o
tímpano inscreve-se um frontão curvo interrompido. Ao centro, as imagens de
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Santa Ana, a Virgem e o Menino.
Um pouco
acima dois anjos esvoaçantes
No
arranque da arquivolta interior, dois outros anjos
Na sanefa
do remate, são visíveis as armas de S. Pedro as chaves em cruz e a mitra
Altar de S. Francisco
Este
retábulo é da autoria de um importante entalhador do Porto, Manuel da Costa
Andrade, que ligou o seu nome à execução do belíssimo retábulo da capela-mor da
igreja de S. Francisco de Guimarães, do altar de Nossa Senhora do Rosário, e de
Nossa Senhora da Rosa da Igreja de S. Francisco do Porto, do Retábulo–mor da
Igreja de S. João da Foz e de inúmeros outros.
No centro
deste retábulo estão representadas as armas da Ordem de S. Francisco braços cruzados e a cruz no centro.
A meio da
banqueta, num nicho de forma oval, rematado centralmente por uma concha, está a imagem da Dormição da Virgem. Por cima e atrás do
painel das Almas do Purgatório pode ser vista a imagem de S. Francisco.
Em cada um
dos lados do painel central encontram-se duas colunas salomónicas.
Entre as
colunas, duas peanhas suportam as imagens de S. José (direita/esquerda) e de
Santo António (direita/esquerda).
Uma
pequena mísula, contem a imagem de Nossa
Senhora da Conceição.
Os motivos
decorativos integram-se no barroco joanino, ou seja o executado pelos artistas
do tempo de D. João V influenciados pelos seus colegas italianos que o rei
mandara chamar.
És, agora,
capaz de fazer um pequeno relatório que refira por que razão a igreja de S.
Cosme, construída no tempo do rei D. João V e das diretrizes saídas do Concílio
de Trento apresenta a gramática decorativa conhecida por estilo joanino. Não te
esqueças de dar pormenores e de referir por que razão Gondomar poderia
construir igrejas deste tipo.