MATRIZ DA PROVA GLOBAL HISTÓRIA – 8º ANO
Ano letivo 2016/2017
|
||
Objetivos Gerais:
Interpretar documentos escritos; analisar documentos iconográficos; compreender
factos históricos: temporalidade, espacialidade, contextualização; comunicar
em História – aplicar vocabulário específico da disciplina; expressão escrita
clara e correta estrutura de texto.
|
||
Domínio/subdomínio
|
Conteúdos/descritores
|
Cotação
|
Grupo I
A
herança do Mediterrâneo Antigo:
O
mundo helénico
Roma
e o império
|
-Caracterizar o modelo
de democracia ateniense do século V a.C. no seu pioneirismo e nos seus
limites.
-Definir romanização
-Enumerar aspetos do
património material e imaterial legado pelos romanos.
|
20%
|
Grupo II
A
Europa do século VI ao XIV
|
-Distinguir
as características fundamentais das expressões culturais e artísticas: a arte
românica e a arte gótica
|
10%
|
Grupo
III
Expansão e mudança nos séculos XV e XVI
O expansionismo europeu
|
-Explicar
as condições de arranque da expansão portuguesa.
-Localizar
geograficamente as etapas da expansão marítima portuguesa
-Descrever
os rumos da expansão
-Explicar
o acordo luso-castelhano de Alcáçovas
-Avaliar
as consequências do comércio intercontinental.
|
40%
|
Grupo
IV
A arte barroca nas suas principais
expressões
Um
século de mudanças (século XVIII)
DOMÍNIO G – Revoluções e Estados liberais
conservadores
|
-Caracterizar a arte
barroca nas suas principais expressões
-Analisar
as propostas do Iluminismo para um novo regime político e social.
-Analisar a influência
das ideias iluministas na governação do Marquês de Pombal.
-Comparar os princípios políticos e sociais
do Antigo Regime com os princípios aplicados a partir das Revoluções Liberais.
|
30%
|