Os portugueses e espanhóis desenvolveram um comércio
à escala mundial: novas rotas do comércio intercontinental. Os
Portugueses e os Espanhóis ao dinamizaram novas rotas comerciais como as do
Atlântico, do Cabo, do Extremo Oriente e de Manila, por onde passaram variados
produtos e riquezas, desempenharam um papel de
transportadores de produtos entre as suas colónias e a Europa.
Domínio
comercial de Antuérpia
Foram
as cidades da Flandres, como Antuérpia, que passaram a ter um papel importante
como entreposto comercial, fazendo a ligação entre os países do Norte, do
Centro e do Sul da Europa.
Trajeto das mercadorias – Goa – Casa da Índia
Rota
do Cabo – Carreira da Índia - Transporta os produtos orientais de Goa para Lisboa e daqui para a Flandres para pagar os produtos agrícolas e artesanais que não tínhamos em Portugal
Rota
do Extremo Oriente – transporta os produtos do Extremo Oriente,
do Mar da China e do Japão para Goa.
Rotas
do Atlântico – Faz as trocas de produtos das ilhas e do
Brasil entre estes locais e Portugal.
Rota
do Comércio Triangular- Transporta quinquilharias e produtos
manufacturados para África, troca por Escravos. para trabalhar no Brasil. Daqui
traz para Lisboa: açúcar; madeiras; frutas e mais tarde ouro.
Rota
de Manila – Transporta prata do México para as Filipinas e daqui
traz produtos orientais para o México, donde são transportados para Lisboa com
a prata e ouro da América.
AMÉRICA
ESPANHOLA – 3 FASES DE COLONIZAÇÃO
Conquista- Cortés; Almagro; Pizarro conquistaram os
Maias, Astecas e Incas, ficando com os seus tesouros e ouro.
Escravização disfarçada – Mita Incaica – Os Espanhóis
obrigaram os índios a trabalhar exageradamente, nas Minas de Ouro e Prata, como
contributo, para os Espanhóis, o que os dizimou a médio e longo prazo.
Os Espanhóis levaram doenças como a Constipação e a
Sífilis mortíferas para os Índios.
Por fim, tiveram que recorrer
a mão-de-obra escrava negra, devido à dizimação da mão-de-obra Índia.