Grelha da 2ª ficha de avaliação sobre Expansão
| Aprendizagens
  essenciais   |  Orientadores
  de estudo |  Tipo
  de  questões |  Cota ção |    Critérios
  de correção | 
| - Relacionar a política expansionista de
  D. João II e a assinatura do Tratado de Tordesilhas com
  a estratégia ibérica de partilha de espaços
  coloniais;         -Identificar as principais
  características da conquista e da ocupação espanholas na América Central e do
  Sul;   - Caracterizar sumariamente as
  principais civilizações de África, América e Ásia à chegada dos europeus;   - Distinguir formas de ocupação e de
  exploração económicas implementadas por Portugal em África, Índia e Brasil,
  considerando as especificidades de cada uma dessas regiões;   - Explicar a submissão violenta de
  diversos povos e o tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão;   - Identificar as rotas
  intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de
  produtos ultramarinos;   - Sintetizar de que forma que as novas
  rotas de comércio intercontinental constituíram a base do
  poder global naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e
  influenciando os hábitos culturais;   | Manual p.
  18, 19 ( D. Manuel....); p.24 a 41; p.p. 44 e 45. Blogue
  Estoriar 
 Descreve a
  política expansionista de D. João II. Relaciona
  o Tratado de Tordesilhas com a rivalidade luso-castelhana. Refere a
  importância da passagem do Cabo das Tormentas para os portugueses. Explica a
  finalidade da construção do Império português do Oriente. Diferencia
  a política de D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque. Carateriza
  as civilizações ameríndias aquando da chegada dos espanhóis. Localiza
  no espaço rotas comerciais. Localiza
  no espaço e no tempo o início do Império espanhol. Localiza
  no espaço e no tempo a presença portuguesa no Brasil Indica os
  interesses portugueses em território brasileiro Explica o
  modelo de administração do território brasileiro.  Avalia
  as consequências da presença europeia no que respeita aos povos ameríndios. Identifica
  as novas rotas do comércio intercontinental do séc XVI Enumera as
  consequências destas trocas intercontinentais. Relaciona
  a dinamização dos centros europeus com a chegada dos novos produtos- Define:
  Feitoria; Capitão-Donatário; Mare Clausum; Vice-rei; aculturação;
  miscigenação |     Escolha
  múltipla;     Verdadeiro
  Falso;   Traçado de
  rotas   Executar
  legenda de mapas   Preenchimento
  de espaços               Desenvolvimento |                 70                         30 | 
 Seleção de
  hipótese de resposta correta. 
 
 
 
  Prencimento correto de espaço; completamento
  de rotas e legendas de forma correta. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 redação
  correta com introdu ção,
  desenvolvimento e conclusão            
  nceitos históricos corretos Análise e
  integração adequada das fontes na elaboração da resposta.  Utilização
  correta dos conceitos e outra terminologia específicos da disciplina   Adequação ao assunto da questão. | 
| Total |   |   | 100 | 
 | 
| Aprendizagens essenciais | orientadores de estudo | Tipo
  de  questões | Cotação | 
| - Relacionar a política expansionista de D. João II e a assinatura do Tratado de Tordesilhas com a estratégia ibérica de partilha de espaços coloniais; -Identificar as principais características da conquista
  e da ocupação espanholas na América Central e do Sul; - Caracterizar sumariamente as principais civilizações
  de África, América e Ásia à chegada dos europeus; - Distinguir formas de ocupação e de exploração
  económicas implementadas por Portugal em África, Índia e Brasil, considerando
  as especificidades de cada uma dessas regiões; - Explicar a submissão violenta de diversos povos e o
  tráfico de seres humanos como uma realidade da expansão; - Identificar as rotas intercontinentais, destacando os principais centros distribuidores de produtos
  ultramarinos; - Sintetizar de que forma que as novas rotas de comércio intercontinental constituíram a base do poder global
  naval português, promovendo a circulação de pessoas e produtos e
  influenciando os hábitos culturais; | Manual p. 18, 19 ( D. Manuel....); p.24 a 41; p.p. 44 e 45. Blogue Estoriar Descreve a
  política expansionista de D. João II. Relaciona o
  Tratado de Tordesilhas com a rivalidade luso-castelhana. Refere a
  importância da passagem do Cabo das Tormentas para os portugueses. Explica a
  finalidade da construção do Império português do Oriente. Carateriza as
  civilizações ameríndias aquando da chegada dos espanhóis. Localiza no
  espaço rotas comerciais. Localiza no
  espaço e no tempo o início do Império espanhol. Localiza no
  espaço e no tempo a presença portuguesa no Brasil Indica os
  interesses portugueses em território brasileiro Explica o modelo
  de administração do território brasileiro. Avalia as
  consequências da presença europeia no que respeita aos povos ameríndios. Identifica as
  novas rotas do comércio intercontinental do séc XVI Enumera as
  consequências destas trocas intercontinentais. Relaciona a
  dinamização dos centros europeus com a chegada dos novos produtos Define: Feitoria;
  Capitão-Donatário; Mare Clausum; Vice-rei; aculturação; miscigenação | Escolha múltipla; Verdadeiro Falso; Traçado de rotas Executar legenda
  de mapas Preenchimento de
  espaços Desenvolvimento | 70 30 | 
| Total |  |  | 100 | 
Explica o acordo luso-castelhano de Alcáçovas
A
expansão marítima conduziu a conflitos entre Portugal e Castela, ambos
interessados no domínio dos mares e na descoberta de novas terras.
A
chegada de Cristóvão Colombo à América reacendeu a rivalidade luso-castelhana.
Invocando o Tratado de Alcáçovas (1479), que concedia a Portugal as terras a
sul das ilhas Canárias, D. João II entendia que os novos territórios
descobertos pertenciam a Portugal. Os Reis Católicos defendiam que estes
pertenciam a Espanha, pois tinham sido descobertos por um navegador ao seu
serviço. Para resolver este diferendo, o papa apresentou uma proposta na qual o
mundo seria dividido por dois grandes meridianos. A proposta foi aceite e em
1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que definia a posse das terras
descobertas ou a descobrir por Portugal e Espanha: a ocidente do meridiano, as
terras pertenciam a Espanha, a oriente, pertenciam a Portugal.
Estava
assim estabelecida a doutrina do mare clausum ("mar fechado"),
princípio que impedia a navegação marítima de outros países.
Antes
deste tratado, existia já um outro, o de Alcáçovas (1479), no entanto, depois
da viagem de Cristóvão Colombo, D. João II 
solicita a redefinição das zonas de expansão, por considerar que as
terras de Colombo ficavam no paralelo português de Alcáçovas. Os Reis Católicos
defendiam que estes pertenciam a Espanha, pois tinham sido descobertas por um
navegador ao seu serviço. No entanto, a reunião de Tordesilhas irá definir a
divisão do mundo por um meridiano que passa a 370 léguas a oeste da ilha mais
ocidental de Cabo Verde, dá a Castela as Antilhas, descobertas por Colombo, mas
abre boas perspectivas de domínio de terras aos portugueses. É o caso do Brasil e da Índia.
- Relaciona a viagem de Colombo com a
assinatura do Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas vai dar a Portugal o comércio da costa ocidental
africana, a Índia e quase todo o extremo oriente e, mais tarde, o Brasil.
- Avalia as consequências do encontro de
culturas
Aculturação – mútua influência de costumes,
tradições e cultura entre povos.
Contactos dos portugueses com outros Povos
Em África, os portugueses  contactaram com a civilização muçulmana,
povos em regime tribal que se dedicavam à pesca e caça, na costa ocidental. Aí,
fizeram comércio e usaram a força para aprisionar escravos. Na costa oriental,
contactaram com o rico reino do Monomotapa com o qual fizeram comércio.
Obras de arte do Benim ou do Congo denotam
influência portuguesa.
Os portugueses introduziram novos hábitos como:
milho e a mandioca.
Transmitiram a língua, cultura e religião.
Na Ásia, contactaram com civilizações evoluídas
como as da Índia e China.
Os portugueses controlaram as rotas comerciais
do Mar Vermelho ( a partir de Adem); do Golgo Pérsico; da Índia e do Japão; bem
como pontos estratégicos como Ormuz ( à entrada do Golfo Pérsico; Goa, capital
do Império do Oriente e Malaca à entrada do Golfo Pérsico.
No Oriente, há a destacar a ação dos Vice-Reis:
D. Francisco de Almeida ( controlando, por exemplo o Golfo de Adem, à entrada
do mar Vermelho, até ali dominado pelos Árabes) que dominou os mares e de
Afonso de Albuquerque que dominou pontos estratégicos em terra: Goa, na
península do Indostão; Ormuz que abria caminho ao rico comércio da Pérsia e
Malaca que permitia o comércio com o extremo oriente, a China e o Japão.
Os portugueses influenciaram culturalmente toda
a costa ocidental da Índia. De destacar a política de Afonso de Albuquerque que
incentivou os seus soldados a casarem com mulheres indianas para mais
facilmente influenciar essa zona.
Os portugueses divulgaram, no Oriente: a
religião cristã; música ocidental; cartografia e vocabulário. Introduziram a
espingarda no Japão e divulgaram conhecimentos astronómicos.
Na América, contactaram com povos  menos evoluídos que se dedicavam à caça e à
pesca como os Tupis e Guaranis. Levaram para lá a cana-do-açúcar.
Os Espanhóis contactaram com povos mais
avançados como os Maias; Astecas e Incas, apropriando-se das suas riquezas.
As línguas portuguesa e espanhola impuseram-se
na América.
Portugueses e espanhóis introduziram novas
técnicas de cultivo e construíram diversas cidades à maneira europeia.
Elementos de
aculturação:
Goa: Igrejas cristãs; ruas; casas; jardins;
escolas; mercados e palavras.
Japão: Biombos Namban- que representam figuras
de portugueses misturados com os japoneses; espingarda
Porcelanas Indo- portugueses ou chineses.
Palavras como pan (pão); Lesusu (Jesus);
manteika (manteiga)
Influência da
Expansão em Portugal
Os portugueses começaram a trabalhar menos e a
usar muitos escravos negros para todas as tarefas.
Os banquetes tinham que ter muitas especiarias
em excesso como pimenta, canela e também açúcar. A comida era servida em pratos
de porcelana.
Utilizaram mais perfumes e adornos de pedras
preciosas e pérolas.
O oriente contribuiu com plantas para o fabrico
de medicamentos e influenciou na arte.
A ciência cartográfica evoluiu muito. Os
portugueses deram um decisivo contributo para o conhecimento do mundo tal como
é na realidade.
Contactos dos portugueses com outros Povos
Aculturação – mútua influência de costumes, tradições e
cultura entre povos.
Em África, os portugueses contactaram com acivilização muçulmana, povos em regime tribal que se dedicavam à pesca e caça, na costa ocidental. Aí, fizeram comércio e usaram a força para aprisionar escravos. Na costa oriental, contactaram com o rico reino do Monomotapa com o qual fizeram comércio.
Obras de arte do Benim ou do Congo denotam influência
portuguesa.
Os portugueses introduziram novos hábitos como: milho e a
mandioca.
Transmitiram a língua, cultura e religião.
Na Ásia, contactaram com civilizações evoluídas como as
da Índia e China.
Os portugueses controlaram as rotas comerciais do Mar
Vermelho ( a partir de Adem); do Golgo Pérsico; da Índia e do Japão; bem como
pontos estratégicos como Ormuz ( à entrada do Golfo Pérsico; Goa, capital do
Império do Oriente e Malaca à entrada do Golfo Pérsico.
No Oriente, há a destacar a ação dos Vice-Reis: D.
Francisco de Almeida ( controlando, por exemplo o Golfo de Adem, à entrada do
mar Vermelho, até ali dominado pelos Árabes) que dominou os mares e de Afonso
de Albuquerque que dominou pontos estratégicos em terra: Goa, na península do
Indostão; Ormuz que abria caminho ao rico comércio da Pérsia e Malaca que
permitia o comércio com o extremo oriente, a China e o Japão.
Os portugueses influenciaram culturalmente toda a costa
ocidental da Índia. De destacar a política de Afonso de Albuquerque que
incentivou os seus soldados a casarem com mulheres indianas para mais
facilmente influenciar essa zona.
Os portugueses divulgaram, no Oriente: a religião cristã;
música ocidental; cartografia e vocabulário. Introduziram a espingarda no Japão
e divulgaram conhecimentos astronómicos.
Na América, contactaram com povos  menos evoluídos que se dedicavam à caça e à
pesca como os Tupis e Guaranis. Levaram para lá a cana-do-açúcar.
Os Espanhóis contactaram com povos mais avançados como os
Maias; Astecas e Incas, apropriando-se das suas riquezas.
As línguas portuguesa e espanhola impuseram-se na
América.
Portugueses e espanhóis introduziram novas técnicas de
cultivo e construíram diversas cidades à maneira europeia.
Elementos de aculturação:
Goa – Igrejas cristãs; ruas; casas; jardins; escolas;
mercados e palavras.
Japão:
Biombos Namban- que representam figuras de portugueses
misturados com os japoneses; espingarda
Porcelanas Indo- portugueses ou chineses.
Palavras como pan (pão); Lesusu (Jesus); manteika
(manteiga)
Influência da Expansão em Portugal
Os portugueses começaram a trabalhar menos e a usar
muitos escravos negros para todas as tarefas.
Os banquetes tinham que ter muitas especiarias em excesso
como pimenta, canela e também açúcar. A comida era servida em pratos de
porcelana.
Utilizaram mais perfumes e adornos de pedras preciosas e
pérolas.
A moda integrava sedas, veludos, damasco, rendas e muitos produtos de luxo.
O oriente contribuiu com plantas para o fabrico de
medicamentos e influenciou na arte.
A ciência cartográfica evoluiu muito. Os portugueses
deram um decisivo contributo para o conhecimento do mundo tal como é na
realidade.
 
 
