terça-feira, 11 de janeiro de 2022

MIguel Ângelo - dramatização

 

Dramatização - Miguel Ângelo

 

Bom dia! Eu sou o Miguel Ângelo o meu amigo Leonardo da Vinci tinha combinado com, a professora Fátima, vir até aqui para vos falar e pede desculpa, mas porque lhe surgiu um imprevisto vai chegar mais tarde. Ele pediu-me para vos falar sobre arquitetura renascentista. Em primeiro lugar tenho que vos dizer que nós os renascentistas apreciamos a cultura grega e romana, que vocês já estudaram o ano passado. No entanto, os arquitetos renascentistas não se limitaram a copiar os antigos. De facto, assumiram a vontade de criar uma arquitetura que, apesar de ter como ponto de partida os modelos da Antiguidade, sujeitam-nos ao princípio do racionalismo (ou seja, eles vêm o mundo à luz da razão, isto é, através da inteligência e do pensamento lógico). O equilíbrio geométrico, a simetria e a horizontalidade são características dos projetos arquitetónicos dos renascentistas. Mas para que vocês compreendam melhor o que vos digo, o Leonardo da Vinci emprestou-me a maqueta de uma igreja que ele desenhou.

 

Mostra a maqueta:

 

·         Tira a cúpula e mostra-a

 

·         Aqui estão os arcos de volta perfeita (aponta)

 

·         Aqui estão presentes  as colunas jónicas que já conheceis da arte grega.

 

·         Reparem aqui vêm as balaustradas

 

·         Aqui vemos um friso

 

Bem eu trouxe esta maqueta, mas poderia ter-vos trazido outra, ou por exemplo, um esboço da basílica de S. Pedro em Roma, cuja cúpula, é da minha autoria. Se calhar a vossa professora até já tem uma fotografia?

 

Bem fica aqui a maqueta para que a possam ver no final da aula. Espero que tenham gostado deste bocadinho, agora tenho mesmo que ir. Até uma próxima!